Professor do campus Picuí do IFPB é selecionado para expedição internacional oceanográfica

Terra, Oceanos e Vida.  Expedições e Investigações Científicas.

Miguel Evelim Penha Borges, professor do curso técnico integrado em Geologia do Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foi selecionado para participar de uma expedição oceanográfica internacional.

Ele é o docente de ensino médio representante do Brasil na School of Rock 2017 (SOR), expedição que reúne professores de todo o mundo entre os dias 9 e 27 de julho, para vivenciar pesquisas científicas com dados obtidos por meio de perfurações no assoalho oceânico.

Foto: Reprodução

A bordo do navio de pesquisas oceanográficas JOIDES Resolution (EUA), o grupo fará um percurso saindo das Filipinas (Subic Bay) até a Austrália (Townsville).

Durante o deslocamento, o docente do IFPB participará de cursos e workshops com cientistas especializados para compreender como o material da perfuração pode ser trabalhado em modernos laboratórios.

Miguel Evelim Penha Borges destaca: “O conhecimento obtido será aplicado não só em projetos de pesquisa na área de geologia marinha e costeira que já venho desenvolvendo no campus Picuí, mas também ajudará a desenvolver técnicas de ensino para todos os níveis da educação que certamente facilitará o processo ensino-aprendizagem”.

IFPB. Campus Picuí. Foto: Reprodução

Graduado em Geologia, mestre em Geodinâmica e Geofísica, na área de concentração em Geologia Ambiental e Marinha, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014).

Atualmente, Miguel faz o doutorado no mesmo Departamento na UFRN, na área de Geologia Marinha e Oceanografia Física.

Prof. Pesquisador Miguel Evelim Penha Borges. Foto: Reprodução

O professor Miguel Borges seguiu para a expedição acompanhado da professora e pesquisadora Helenice Vital, doutora em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade de Kiel (Alemanha) e que é sua orientadora no Doutorado da UFRN.

As pesquisas de Miguel são na área de estudos ambientais, morfologia do fundo marinho, sedimentação marinha e variações do nível do mar.

A viagem do professor foi proporcionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), gerenciadora brasileira do Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (IODP), do qual a expedição faz parte.

Confira mais sobre o programa: 

http://usoceandiscovery.org/school-of-rock/

Com informações: Ascom IFPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.