Estudo aponta: Açaí pode ajudar no tratamento de doenças psíquicas
Energético natural, fonte de vitaminas e minerais, o fruto ainda pode ajudar no tratamento de doenças neuropsíquicas.
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e a Universidade de Toronto, do Canadá, apontou que o efeito anti-inflamatório do Açaí pode ajudar no tratamento de doenças psíquicas.
Segundo os pesquisadores, no cérebro humano, o fruto atuaria como corretivo da disfunção mitocondrial que está associada a doenças como o transtorno bipolar e a esquizofrenia. A mitocôndria é uma organela que transforma substâncias como a glicose em energia. Quando ela não funciona direito, em vez de energia, ela gera calor e radicais livres, que causam inflamação.
Nos testes, realizados em Toronto, essa disfunção foi simulada no laboratório e, ao aplicar o extrato de açaí, esses efeitos nocivos chegaram a ser revertidos em 80% a 90%, o que indica que o fruto pode ter efeitos terapêuticos em pacientes psiquiátricos. Com isso, ainda há uma forte expectativa que o açaí vire base de remédios psiquiátricos no futuro.
Pesquisadores brasileiros também já estudaram o poder anti-inflamatório do fruto, mas essa é a primeira vez que a investigação foi direcionada especificamente para testes com células semelhantes a do cérebro humano. A pesquisa foi publicada no periódico científico Oxidative Medicine and Cellular Longevity.
O Laboratório de Biogenômica da UFSM também planeja testar a capacidade do açaí para combater o estresse. Essa pesquisa ainda está em fase de elaboração.
Açaí
Um fruto originado de uma palmeira que é distribuída pela região norte da América do Sul. Como alimento, o açaí pode ser consumido cru ou em forma de suco. O seu sumo é utilizado comercialmente como bebidas e junto a combinações, principalmente semelhantes a sorvetes. Diversas formas de fabricação utilizam corante alimentar natural roxo para resultar em uma aparência mais atrativa.
Contém produtos químicos que oferecem ação antioxidante. Eles podem ser utilizados para a proteção de células do corpo, reduzindo a possibilidade de ocorrência de oxidação. A ação antioxidante do açaí é semelhante ao efeito da amora, morango, mirtilo, framboesa e até do cranberry.
Com informações: Estadão / Catraca Livre / Mundo Boa Forma