Estudantes da UniRio criam o Murinho da Honestidade
Uma ideia simples e ousada. Na verdade uma verdadeira aula de Honestidade. Os estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) transformaram um pequeno muro, em uma lanchonete a céu aberto.
O local recebeu o nome de “Murinho da Honestidade” e funciona na base da confiança. Não existe vendedor nem câmeras de segurança.
Os alunos olharam para o muro e viram nele uma oportunidade de fazer negócios, conseguir uma renda extra, e ao mesmo tempo praticar a honestidade. O vendedor deixa a comida, uma caixinha ao lado e vai embora. O comprador pega o que quer comer e deixa o dinheiro no “cofrinho”.
“Eu pensei: é furada! Todo mundo deve roubar esse negócio, nunca que isso funcionaria. Aí eu pensei: bom, vou testar. O máximo que vai acontecer é eu perder um brownie ou dois, mas não aconteceu”, contou o estudante de música Gabriel Ferrante. (Jornal Nacional)
A ideia agradou e apesar dos menos céticos, está funcionando, pois graças à honestidade dos estudantes, funcionários e professores da universidade, Gabriel consegue pagar o aluguel com os doces que vende.
Tudo foi pensado nos mínimos detalhes, até quem não tem dinheiro para pagar e está com fome, basta deixar um bilhete avisando, como o aluno que pagou um beijinho com uma declaração de amor.
“Não tinha trocado. Deixei cinco. Amanhã pago R$ 1. Beijos te amo”, um aluno escreveu no papel, e deixou na caixinha do dinheiro.
Além da honestidade, os estudantes da UniRio dão um exemplo de solidariedade. Como a rotatividade no murinho é grande, eles contribuem tapando as caixas e deixando o lugar limpo para os próximos clientes.
“Eu não sei que atmosfera tem aqui nesse local, alguma coisa mágica, não sei, que faz com que isso aqui aconteça, entendeu?”, diz o estudante de museologia Max Bruno Abreu.
Com informações: G1 / Razões para acreditar