Hélida Lima Costa: natureza, comportamento humano e o imaginário nas artes plásticas
Enquanto a tinta reveste a tela de cores e sentidos, a menina de olhar curioso acompanha o movimento dos pincéis. Cícero Costa Gomes já desconfia que dali a pouco, ver não irá bastar. Logo surgirão os palpites da garota. Nascia ali a paixão da artista plástica Hélida Lima Costa pelas artes.
Hoje são as telas dela que atraem os olhares mais admirados. “Por toda vida, papai foi minha maior inspiração”, disse a artista plástica, natural de Barra de Santa Rosa, no Curimataú da Paraíba. Desde 2001, a paraibana passou a fazer da pintura o seu registro sobre o mundo.
A referência paterna foi o seu grande despertar para os traços. “Comecei desenhando. Fiz diversas releituras de algumas obras como estudo e em especial fazia minhas próprias construções de artes. Entretanto, só em 2001, tive minha primeira experiência com tinta óleo, acrílica sobre tela, entre outras técnicas”, contou Hélida.
Desde então, a menina dos palpites alcançou o domínio das técnicas. “Lembro-me, o quanto e como fiquei feliz. Embora, não visualizasse, naquele momento artes plásticas, como profissão ou coisa semelhante”, relembrou. Hélida Lima Costa vive em João Pessoa desde 1983. É formada e pós-graduada em História da Paraíba e do Brasil, além de ter uma pós-graduação em Artes.
Ao longo dos anos, a artista plástica constrói uma linguagem própria em um estilo contemporâneo que transita entre o abstrato e o figurativo. “Sou apaixonada pela vida, pelo comportamento humano, pela natureza e isso aparece em toda a minha arte, através de símbolos distintivos e formas imaginárias do meu mundo”, explicou.
A natureza, seus gatos, entre outros elementos da vida cotidiana inspiram a artista, a exemplo da música. “A musicalidade é uma das minhas companhias prediletas. Cada música tem uma história em particular. E todas trazem consigo uma determinada influência em minhas pinturas”, contou Hélida.
Nos próximos meses, Hélida Lima Costa participa de duas exposições no exterior. Em outubro terá peças suas na I Mostra de Arte Colorindo para Madrid, na Espanha. Já em novembro estará na II Mostra de Arte Contemporânea no Claustro do Forte São Francisco em Chaves, Portugal.
“Sinto-me, grata à Deus pelo dom e feliz por estar representando nossa Paraíba, tão rica em cultura e de grandes talentos. Tenho orgulho da Paraíba e minha perseverança só aumenta a cada dia”, comemorou.
Telas de Hélida Lima Costa
Contato
Facebook: https://www.facebook.com/ArtistaPlasticaHelidaLimaCosta
Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias
Honrada e Feliz, pela matéria tão especial. Palavras me faltam, mas sobra muita gratidão por tudo!
Parabéns, Josy Gomes e Marcella Machado.
A gente lê tantas publicações no Facebook que sequer consegue dar conta dos talentos que nos cercam. Vi imagens das telas de Hélida e me sinto feliz por conhecer outra mulher paraibana que faz arte de grande valor. Que ganhe o mundo seu trabalho, Hélida.
️❤️ Só tenho, gratidão por suas palavras, minha querida! ️
Sensacional, maravilhosa reportagem da grande artista e amiga Hélida!!!
Eu daqui diretamente do Sul do Brasil sempre admirei o trabalho da especial artista, agora lendo sobre os caminhos que ele trilhou para mostrar suas obras e seu talento reforça muito tudo que desde o dia que a conheci me mostrou seu grande dom e sua grande vontade de mostrar o que ela faz de melhor.
Parabéns querida Hélida, merecimento pelo seu trabalho e pela pessoa linda que você é.
Sou seu fã, como sempre suas posições são sempre as mais valorizadas para que possamos crescer em busca dos nossos objetivos, os seus está bem claro nessa reportagem linda.
Parabenizo também o veiculo que trouxe para nós a sua presença.
Grande artista Hélida Lima. PARABÉNS.
Dudu Rodrigues Artist/Design/Publicitário
Amiga linda e querida, que orgulho de vc e de seu talento. Deus a abençoe sempre, siga que o mundo é seu!
Óla, Letícia! Gratidão! Acompanho seu excelente trabalho, com carinho.
Eu que fico super feliz, em sabe que admiras meu trabalho meu amigo e grande ASTISTA Dudu!