Ensino Superior: Mais um curso do IFPB obtém conceito máximo
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) tem acumulado avaliações positivas no Ensino Superior. Nessa segunda, a boa notícia vem do Campus Campina Grande que conquistou conceito 5 na avaliação de Renovação de Reconhecimento do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios. A avaliação é conduzida pelo Inep/MEC. As três dimensões que os avaliadores consideram são Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.
São 15 cursos avaliados nos últimos três anos com notas altas. “Nesses três anos de gestão, foram avaliados 15 cursos, 11 obtiveram conceito 4 e quatro cursos obtiveram o conceito 5”, comemora o reitor do IFPB, Nicácio Lopes. O conceito máximo também foi alcançado pelos cursos de Design Gráfico, de Cabedelo, de Educação Física, no Campus Sousa, e ainda nesse mês, o Campus João Pessoa também alcançou a nota máxima com o curso de Telecomunicações.
Nas avaliações de agosto, o conceito 4 foi obtido pelo curso de Sistemas para Internet, do Campus João Pessoa, e Telemática, de Campina Grande. A ênfase na avaliação positiva sempre ressalta a qualidade do corpo docente. Esse ano, também foi feita a avaliação de curso à distância, a Licenciatura em Letras, que conquistou nota 4, mesmo conceito do Bacharelado em Administração Pública. O curso de Agroecologia, em Picuí, também teve nota 4, assim como Segurança no Trabalho, em Patos.
Nos relatórios dos avaliadores, destaca-se o elogio ainda a toda a estrutura pedagógica colocada à disposição dos graduandos. A qualidade dos laboratórios, dos materiais adquiridos, do acervo bibliográfico, também ressaltou aos olhos dos examinadores.
O Diretor de Ensino Superior do IFPB, Geísio Lima Vieira, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no âmbito da Reitoria e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) para que as avaliações tenham tido um resultado tão positivo. Somente nesse ano, já foram realizadas oito avaliações, dois cursos alcançando a nota máxima e todos os demais o conceito 4.
“Fizemos um trabalho importante com os marcos regulatórios da instituição para possibilitar uma equalização dos resultados. A CPA faz uma avaliação interna contínua que utiliza os mesmos parâmetros das avaliações de ciclo anuais e até acrescentamos alguns parâmetros”, explicou Geísio. O acompanhamento, portanto, é bem anterior às visitas, orientando os campi e continua após o envio dos relatórios dos avaliadores para que a instituição foque nos pontos necessários para melhoria.
Geísio Vieira conta que um dos pontos positivos do IFPB é o modelo de Plano Político Pedagógico adotado pela Diretoria de Ensino Superior (DES) elaborado juntamente com a Diretoria de Articulação Pedagógica que tem orientado os coordenadores dos cursos.
Para saber mais sobre os cursos do IFPB, confira os links no Portal do Estudante https://estudante.ifpb.edu.br/cursos/?nivel_formacao=GRADUACAO
Com informações: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB