Poetas Francisco Ferreira e Antônio Silva apresentam arte do repente no Espaço Cultural
No improviso, rima e desafio. No mesmo palco uma disputa poética com a agilidade e o ritmo como instrumentos de um espetáculo da cultura nordestina. Do Rio Grande do Norte, Francisco Ferreira e, da Paraíba, Antônio Silva. Os dois repentistas se encontram nesta quarta-feira (6) em mais uma edição do projeto “De Repente no Espaço”.
A apresentação do poetas populares será realizada às 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O intuito do projeto é exaltar o potencial dos poetas da região.
No evento, o público também participa do desafio dos cantadores com a sugestão de temas e rimas. O apresentador e declamador oficial do projeto é o cajazeirense Iponax Vila Nova. Durante as apresentações o poeta recita versos de artistas que são referências na arte do repente.
Desde 2015 toda primeira quarta-feira do mês é reservada para a apresentação das duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados, como forma de fortalecer a cultura popular nordestina.
Já passaram pelo palco do “De Repente no Espaço” poetas como Jonas Bezerra (CE), Miro Pereira (RN), Zé Viola (PI), Antonio Lisboa (RN), Rogério Meneses (PB), Acrízio de França (PB), Erasmo Ferreira (PB), Jorge Macedo (CE), Felenon Dantas (PB), João Lourenço (PB), entre outros.
Cadastro de repentistas
Os poetas populares interessados em participar das apresentações podem realizar um cadastro via internet, com o preenchimento de um formulário online, disponível no endereço http://funesc.pb.gov.br/cadastroderepente/
E enviando-o para o e-mail derepente.funesc@gmail.com.
A inscrição também pode ser feita de forma presencial, na Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC). O projeto realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) tem edital permanente.
Serviço
De Repente no Espaço
Dia e horário: 6 de setembro (quarta-feira), às 19h
Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes – Rua Abdias Gomes de Almeida, nº 800, Tambauzinho, João Pessoa (PB)
Entrada: Gratuita
Com informações: Funesc / Jornal da Paraíba