Autores paraibanos lançam livros no Centro Cultural Pavilhão do Chá nesta quinta
Um fim de tarde entre a arte das palavras dos escritores paraibanos Hildeberto Barbosa Filho e Políbio Alves. Nesta quinta-feira (28), às 17h, os autores lançam as suas mais recentes obras, respectivamente, no Pavilhão Literário, no Centro Cultural Pavilhão do Chá, localizado na Praça Venâncio Neiva, em João Pessoa.
“A Leste dos Homens” é o título do livro que o escritor e poeta Políbio Alves lança na ocasião. Segundo o autor, a obra é a escritura dos opressores, dos oprimidos e também dos povos da América Latina. Já foi traduzido para o espanhol e publicado em Cuba em 2016.
Poeta e ficcionista, Políbio Alves é natural de João Pessoa, mas viveu por mais de 15 anos no Rio de Janeiro, onde recebeu o Título de Cidadão Carioca. “A minha escritura é de fé, de que se deve lutar por um tempo melhor e mais justo, enquanto ainda prevalecer a esperança, a dignidade e o espírito guerreiro do nosso povo”, afirma o escritor.
Em “Os Livros: A Única Viagem”, obra do o escritor e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho, há 70 crônicas reunidas que foram publicadas originalmente em sua coluna Letra Lúdica, no jornal A União. No texto, o autor faz reflexões acerca do mundo literário e do próprio hábito da leitura. “É tudo resultado da minha experiência dentro desse universo, tanto como escritor quanto leitor. As experiências nos sebos, nas rodas literárias, da riqueza disso tudo”, explica.
Membro da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Academia Paraibana de Filosofia (APF), Hildeberto Barbosa Filho nasceu em Aroeiras, região Metropolitana de Campina Grande. O escritor é professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ainda atua como jornalista, conferencista e poeta.
Além da tarde de autógrafos, também será aberta a exposição fotográfica “Versiluz” do escritor Hildeberto Barbosa Filho, em parceria com o fotógrafo Antônio David.
O Quinteto São Francisco, da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), também se apresenta durante o evento. O grupo é formado por professores da rede municipal de ensino, entre eles, Ivanilson Silvestre (tuba), Ranniere Souza (trompete), Willamys Santos (trompete), Luiz Carlos (trompa), Valentin Santos (trombone) e Elito Chaves (bateria).
Com informações: Secom-JP / Correio da Paraíba / Revista Inverta