Gestão de Carreira Pessoal e Corporativa

Por Henrique Rossoni

Você sabe o que é Marketing Pessoal?

“Estratégia individual para atrair e desenvolver contatos pessoais e profissionais; destacando as nossas características, habilidades e competências; divulgando uma melhor imagem para que os outros nos integre nos seus planos.” Henrique Rossoni

As empresas, as instituições e até mesmo os governos em todos os níveis, têm, administram e divulgam na mídia em geral, as suas marcas e de seus produtos, pois neste mundo competitivo a marca é um valor relevante para conquistar clientes e manter posição destacada no mercado.

Você, profissional, também tem uma marca e ela deve ser administrada da melhor maneira possível, para que a gestão de sua carreira obtenha resultados satisfatórios. Ao relacionar-se com uma ou mais pessoas, você está passando a elas a sua marca pessoal. Qual é a sua marca?

Você usa a ética nas suas relações? É pontual em seus compromissos? Transmite otimismo ou entusiasmo? Cuida da sua aparência pessoal sempre? Se comunica com assertividade?

Essas e outras impressões ficarão gravadas nas pessoas que mantiveram contato com você, e, certamente, irão propagar para outras pessoas a sua marca pessoal. O seu marketing pessoal está estruturado em dois pilares principais: a aparência e a essência. Não há um pilar mais importante, os dois são fundamentais e um ajudará a conduzir o outro para cima ou para baixo.

A sua adequação visual para o encontro (numa sociedade que hipervaloriza a imagem), é um fator fundamental para a fixação da sua imagem; portanto para cometer menos equívocos, o segredo é optar pelos trajes simples e clássicos.

A comunicação interpessoal irá demonstrar a sua essência, os seus valores e o seu quociente intelectual; quando você se expressa verbalmente você se destaca, para o bem ou para o mal. Portanto você deve sempre elaborar diálogos positivos e motivadores, usando o idioma o mais correto possível e sem omitir os “s” nos plurais.

Outro item do marketing pessoal é o cartão de visitas, que é um instrumento indispensável para os profissionais bem sucedidos. Ele é uma forma resumida de passar ao interlocutor, informações importantes sobre a sua formação, capacitação e qualificações profissionais, além de conter formas de encontrá-lo com facilidade.

De nada adianta você cuidar da sua aparência e da sua essência, se você não desenvolver uma networking para que você se torne conhecido e assim, passe a ter chances de ser lembrado e convocado para ocupar posição de relevância no mercado. Porém a networking é um tema que será abordado nas próximas edições. Pense nisso. Abraços e sucesso!


Henrique Rossoni

Nascido em Passo Fundo (RS), radicado em João Pessoa (PB) desde 2005. Há mais de 15 anos realiza consultorias, cursos, palestras, e atuando como life coach e headhunter, nas áreas de Gestão de Carreira Pessoal e Desenvolvimento Corporativo. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo (RS). Pós-Graduado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas em Brasília (DF). Exerceu funções relevantes no Ministério da Saúde e Ministério da Justiça em Brasília, e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, no Rio de Janeiro (RJ).

Site: http://www.henriquerossoni.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/antoniohenrique.rossoni

E-mail:  hr@henriquerossoni.com.br

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