19ª edição do Festival de Curtas Metragem de Belo Horizonte

Questões políticas e estéticas contemporâneas, sob diferentes olhares e gêneros compõem 19ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragem de Belo Horizonte (FESTCURTASBH). Ao todo, 147 filmes, distribuídos em 67 sessões, refletem sobre o tema inquietante lançado para este ano: “O que pode o cinema?”.

Uma comissão de cineastas, críticos e pesquisadores selecionaram, além das produções brasileiras, obras da Espanha, China, França, México, Argentina, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Polônia, Áustria, Alemanha, Turquia, Grécia, Portugal, Moçambique e Holanda.

“As tartarugas estão sempre em casa” (Sokun Al Sulhufat), de Rawane Nassif. Foto: Divulgação

Com uma reflexão como fio condutor, nesta edição o evento propõe a exploração de documentários que expressem temas em debate na sociedade como política, memória, corpo, gênero e espaço urbano. A mostra ocorre no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes.

Do passado conectado ao futuro, o evento também recebe produções que recuperam obras históricas pouco conhecidas, mas que guarda um diálogo profundo ou semelhante com a atual situação política do Brasil. Independente da temática abordada, o objetivo é levar para as telas assunto de forma inquieta e inventiva.

“Meninos e Reis”, de Gabriela Romeu. Foto: Divulgação

Esta edição do evento recebeu 2.319 inscrições, de 98 países. Das 147 obras, 46 participam das mostras competitivas, divididos nas categorias Minas, Brasil e Internacional. Os outros 101 integra as mostras paralelas como Animação, Infantil, Juventude, Maldita e ainda um recorte atual nas sessões “Engajamentos Contemporâneos”, “Atravessamentos do Presente” e “Extravasamentos”.

O evento, iniciado no dia 29 de setembro segue até o domingo (8) com programação gratuita. Além dos curtas-metragem, FESTCURTASBH também traz seminários, oficinas, cursos, debates e shows. A programação completa está disponível no site do Festival Internacional de Curtas Metragem de Belo Horizonte.

O FESTCURTASBH é um dos mais importantes festivais do Brasil dedicado aos filmes de curta-metragem. Foto: Divulgação

Criado em 1994, desde 2011 o festival distribui seu acervo pelo interior de Minas Gerais e outros estados. Daquele ano até 2016, mais de 100 mil pessoas já assistiram as obras exibidas nas mostras.

Serviço

19º Festival Internacional de Curtas Metragem de Belo Horizonte (FESTCURTASBH)

Dias: 29 de setembro a 8 de outubro​ de 2017

Local: Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes​ – Avenida Afonso Pena, nº 1537 – Centro, Belo Horizonte​

Entrada: Gratuita (retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão)

Com informações: FESTCURTASBH / Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.