A menina de 3 anos que entrou para clube internacional de superdotados
Ophelia Morgan-Dew’s. A menina inglesa é filha de Natalie Morgan e Ben Dew. Ela entrou para a Mensa, uma sociedade de pessoas com quociente de inteligência (QI) alto, aos 3 anos de idade. Os pais já sabiam há algum tempo que Ophelia era superdotada.
Ophelia tem um QI de 171, bem acima da média. e começou a dar sinais de que era muito inteligente quando bebê. “Foi em torno dos 8 meses”, diz Natalie. Depois disso ela e Ben perceberam como a sua filha era muito inteligente.
A garotinha vive na cidade de Herefordshire (Inglaterra). Ela falou sua primeira palavra alguns meses antes do normal. “A partir daí, ela começou a falar o nome das cores, as letras, os números, tudo mais cedo do que a maioria das crianças.”
Aos 2 anos, Ophelia já sabia o alfabeto. Quando foi para a creche, seus pais observaram que ela era mais avançada ela estava em relação aos colegas.
Foi então que eles decidiram que ela seria avaliada e a levaram a um psicólogo especializado em crianças superdotadas. “Queríamos saber como podíamos ajudá-la”, disse Ben.
“Não queríamos que ela se sentisse pressionada, mas, ao mesmo tempo, não queríamos que ela se sentisse pouco estimulada.”
Como é ser uma criança superdotada
Ophelia fez o teste Stanford-Binet, usado para avaliar crianças a partir de 2 anos em áreas como noção espacial e verbal e habilidades lógicas.
O resultado médio entre todas as pessoas que fazem esse teste é de 100. A maioria fica entre 85 e 115. O resultado de Ophelia foi 171.
“Ficaria orgulhosa dela qualquer que fosse o resultado, contanto que ela estivesse feliz e saudável”, diz a mãe.
A psicóloga Lyn Kendall, consultora da Mensa no Reino Unido, diz que crianças superdotadas processam as coisas mais rapidamente, têm uma boa memória e prestam mais atenção no que ocorre ao seu redor.
Ela também tem uma sede por aprender, o que pode ser difícil para os pais dessas crianças acompanharem.
“Essas crianças começam a agir assim às 5 da manhã e só param ao dormir. Normalmente, os pais chegam para mim e dizem: ‘Nos ajude, essa criança não para de fazer perguntas e de querer aprender o tempo todo'”, declarou Kendall.
“Os pais acabam se sentindo isolados. Não podem falar disso com os outros pais na porta da escola, porque pareceria que você está se gabando.”
O papel dos pais de crianças com QI alto
Kendall diz, no entanto, que, ao contrário de Natalie e Ben, alguns pais pressionam os filhos para terem um desempenho acima da média – ela se diz totalmente contra isso.
“Pais assim dão alimentos de alto valor energético para seus filhos, sucos com misturas especiais. Seus dias são tomados por uma programação de atividades”, diz a psicóloga.
“Pais me ligam e dizem que ‘às 18h30, nós teremos uma conversa intelectual’ com seus filhos. A que horas eles terão tempo de ser crianças?”
O filho de Kendall, hoje com 36 anos, era uma criança superdotada. Ele escreveu um romance e trabalhou para a Microsoft, que era seu emprego dos sonhos quando era mais novo.
Mas a psicóloga diz que ela sempre se preocupou mais em garantir que ele teria uma formação completa.
Velocidade da luz
“Ainda que o cérebro dessas crianças funcione à velocidade da luz, seus corpos e emoções ainda são infantis, e temos sempre de nos lembrar disso.”
Natalie diz que Ophelia é “uma criança de 3 anos em todos os outros aspectos”. Gosta de correr por aí e brincar com os primos, pular em poças – coisas normais para sua idade. Ela só gosta muito também de aprender e experimentar coisas novas.
“É como falar com alguém de 19 anos de idade”, diz Ben sobre suas interações com a filha.
“Ela trava conversas propriamente ditas, surge com suas próprias ideias. Ela parece pegar as coisas muito mais rápido e se lembra disso.”
Com informações: BBC News Brasil / The Sun