Abrajet da Paraíba promove Projeto Limpa Praia

Consciência ecológica, sustentabilidade e respeito ao ecossistema. O Projeto Limpa Praia propõe contribuir com o meio ambiente e valorizar o turismo sustentável.

A Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PB), Messina Palmeira declara: “Nesse projeto, nós que somos formadores de opinião, procuraremos dar um exemplo de cidadania, ecologia e educação ambiental, pois quanto maior for à consciência socioambiental, menores serão os prejuízos causados ao ecossistema”.

Idealizado pela Abrajet-PB, em parceria com a Associação dos Moradores da praia do Seixas, o Limpa Praia tem por objetivo alertar a população e turistas para a necessidade de não se jogar lixo em nossas praias.

Foto: O Concierge

Preocupada em divulgar e repercutir o turismo paraibano, a associação realiza a ação como uma forma de cobrar ações que beneficiem o turismo em todo o Estado.

Segundo Messina Palmeira, a meta principal é alertar à população que circula e frequenta a orla paraibana, para toda a problemática do lixo urbano em nossas praias.

Através do projeto a associação chama a atenção para um turismo consciente, se concebido e gerido, oferece oportunidade de subsistência, geração de emprego e renda, valorização das diferenças culturais, redução de impactos negativos ambientais e socioculturais, ajuda também a reduzir a pobreza, promover a inclusão social e fortalecer a paz no mundo. 

Foto: O Concierge

“Desta maneira, estamos contribuindo para fazer avançar a contribuição do turismo sobre os três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental”, salienta Messina Palmeira.

Ela destaca ainda que o Projeto Limpa Praia pretende chamar a atenção de autoridades, gestores e sociedade brasileira para a importância da Ponta do Seixas, local único nas Américas, no Brasil, no Nordeste e na Paraíba, como equipamento geográfico, turístico, social, ambiental e histórico.

“Reduzir, reaproveitar e reciclar, os três erres do consumo consciente, que tem ainda como meta estimular essa atitude inevitável para o futuro do planeta, enfatiza Messina Palmeira.

Piscinas naturais da praia do Seixas. Foto: Reprodução

Trajeto:

Terá cerca de dois quilômetros, onde uma comissão de frente levará um banner com a marca do projeto Limpa Praia Abrajet-PB, além da logomarca dos parceiros.

Munidos com sacos reciclados, a equipe vai promover uma verdadeira varredura na praia do Seixas, local que abriga a nossa Ponta do Seixas.

No final da caminhada ecológica, todo o lixo recolhido será colocado num círculo demarcado e segue-se com a inauguração da segunda edição do “Segundo Museu Simbólico de Lixo de Praia a Céu Aberto do Planeta”.

Messina Palmeira diz: “Vamos  convidar artistas para, a partir do lixo recolhido, fazer obras de arte. Já temos o escultor Jurandir Maciel”.

Limpa Praia

Foto: Reprodução

O projeto teve início dia 1º de março, com uma caminhada de aproximadamente, 1,5 Km, onde jornalistas, representantes de órgãos públicos do Estado e do Município, trade turístico de João Pessoa, sociedade civil, juntamente com os garis da Emlur, recolheram o lixo na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

“O legado desse projeto piloto é deixar registrado na memória do paraibano e visitante que uma das saídas para um mundo menos poluído, mais saudável e com praias limpas depende de cada um. O lixo é de quem o produz e deve ser descartado da maneira correta: colocando-o num depósito de lixo ou levando-o para uma empresa de reciclagem”, aponta Messina Palmeira.

Projeto Limpa Praia

Data: 28 de maio, domingo
Saída: às 09h do Ponto Extremo Oriental na praia do Seixas 
Apoio: Unipê, Sebrae, Semam e Fecomércio

Com informações: Jornalista Messina Palmeira 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.