Acordo pode tornar Brasil país amigo de turismo LGBT
Portas abertas do país para o turismo LGBT. O acordo foi assinado entre a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e a Câmara de Comércio LGBT.
A meta é tornar o brasil um destino gay-friendly – termo em inglês que define lugares receptivos a gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis. Além de incentivar o turismo, essa iniciativa vai contribuir para gerar emprego e diminuir o preconceito contra esse público.
O Ministério do Turismo, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil selaram segunda-feira (21/05), em São Paulo, um acordo de cooperação técnica para preparar o Brasil como destino LGBT. O pacto foi firmado no mês marcado pelo Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado no último 17 de maio.
Divisor de águas
Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT, declarou: “Esse acordo que tem duração de 60 meses é um divisor de águas para fomentar o turismo LGBT e gerar mais empregos e negócios”.
Destino gay-friendly
O objetivo do pacto é promover e apoiar a comercialização do Brasil como destino gay-friendly nos mercados doméstico e internacional, além de sensibilizar prestadores de serviços turísticos para evitar o preconceito no atendimento a esse público.
A execução do plano de trabalho integrado será supervisionada, monitorada e avaliada por um Comitê Gestor a ser formado em até 30 dias. Entre as ações previstas no acordo estão o desenvolvimento de estudos e pesquisas de diagnóstico do segmento para conhecer o perfil e os hábitos de consumo do público; ações de qualificação profissional para agentes do setor e medidas de promoção e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos ligados ao segmento LGBT nos mercados nacional e internacional.
Guia
A iniciativa contempla metas previstas no PNT 2018-2022 para oferecer acesso democrático à atividade turística. A Pasta possui assento no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT e em 2016 elaborou, em conjunto com o CNCD-LGBT, o Guia “Dicas para atender bem Turistas LGBT”. A publicação tem o objetivo de orientar os prestadores de serviço turísticos sobre o atendimento ao público LGBT, oferecendo dicas que garantam acolhimento e respeito a esse público em destinos e equipamentos turísticos.
De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, para avançar na relação LGBT com o comércio e os negócios do setor, é preciso primeiro aprimorar as ideias que constroem o País. “O Brasil é uma nação muito conservadora, ainda que diversa. Mas o turismo faz muitas coisas acontecerem. Ele aproxima, cria canais, faz as pessoas viajarem, se comunicarem, se entenderem apesar dos idiomas distintos. O turismo é uma forma de ‘respirar’, de ‘oxigenar’ o Brasil”, salienta.
Diálogo de alto nível
O ministro destacou que o acordo pelo segmento é resultado de um “diálogo de alto nível, que dá sinais sobre o respeito à diferença e diz muito sobre o acolhimento brasileiro, que é a vocação e o talento do nosso País”.
Lummertz disse ainda que de cada 10 turistas no mundo, um é do segmento LGBT e cerca de 15% da movimentação financeira turística mundial é gerada por este público, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Segundo a presidente da Embratur, Teté Bezerra, a perspectiva de igualdade vai além de uma decisão estratégica do setor. “É um público importante, que viaja muito e impacta positivamente a cadeia do Turismo. A sociedade, a iniciativa privada e os governos valorizam a diversidade e defendem a igualdade”, disse. “É a diversidade que define o Brasil”, ressaltou a presidente.
Diversidade
Para Ricardo Gomes, da Câmara LGBT do Brasil, o convênio é “a parceria que faltava” para avançar nos trabalhos da entidade. Ele destacou que o acordo vai “ampliar, fomentar o trabalho e dar divulgação às atrações deste que é um País completo em turismo”. Com os projetos previstos, “pensamos e buscamos uma sociedade onde todos sejam respeitados e incluídos”.
A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eloisa Arruda, comentou que “a cidade de São Paulo acolhe essa iniciativa de braços abertos, por entender a importância desse público para a cidade”.
Com informações: M & E Mercado de Eventos / TV Brasil / Diário do Turismo