Acre: Acadêmica e professora gravam vídeo ensinando nome de cidades em libras
Projeto ensina em vídeos. A acadêmica e a professora do curso de Libras da Universidade Federal do Acre (Ufac), Débora Nolasco e Ianele Vital, traduziram, em um vídeo, para a língua de sinais os nomes das cidades do Acre.
O material, divulgado nas redes sociais e em um canal do YouTube, faz parte do Projeto Catalogação e Gravação dos Pontos Turísticos do Estado do Acre, desenvolvido pela professora de literatura surda/libras da Ufac, Ianele Vital. Cinco colaboradores, entre alunos, compõe a equipe de criação.
“Esse vídeo foi o primeiro trabalho, deve vir mais vídeos. Foi gravado há duas semanas e tem uma semana de divulgação. Atingiu até Porto Velho, minhas amigas que trabalham lá ficaram muito felizes, pediram até compartilhar. Percebi que tem muito compartilhamento. Os surdos de Minas Gerais compartilharam e viram que é importante”, comemorou.
A ideia
A professora falou que a ideia surgiu após perceber a necessidade de divulgar, os trabalhos e cultura dos surdos no estado. A equipe prepara vídeos mostrando os sinais dos pontos turísticos, de bairros, ônibus, entre outros.
“Precisamos divulgar e difundir isso em nosso estado. Sinto essa necessidade e, por isso, surgiu nosso projeto. A cultura deles me despertou, tudo envolve. Acredito que nosso projeto vai deslanchar, mas é uma questão da sociedade perceber”, ressaltou.
Projeto inovador
Por meio da interpretação da professora, Débora explicou sobre a inovação do projeto. Débora é formada em pedagogia, pós-graduada em educação do surdo, interpretação e tradução com proeficiência em libras e acadêmica do curso de libras.
“Isso é importante para a divulgação do meu povo, do sujeito surdo, da comunicação na sociedade e ambientes. A minha opinião é muito importante, aqui no Acre nunca vi isso. Estamos inovando com o nosso projeto, e queremos a visibilidade não só para um ou outro grupo de alunos, mas a visibilidade da língua para toda a sociedade”, afirmou.
Você sabe quais são as cidades do Acre? Quer aprender os nomes delas em Libras? Veja o vídeo:
Com informações: G1 AC – Rio Branco / Portal Amazônia