Admirável: Gêmeas comemoram 100 anos com ensaio fotográfico
Quando o tempo e a lucidez chegam aos 100 anos de vida há muito o que comemorar.
As gêmeas Maria Pignaton Pontin e Paulina Pignaton Pandolfi, bem perto de completar os 100 anos de idade, ganharam de presente uma seção de fotos, para eternizar esse momento tão especial.
Maria e Paulina são de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo. Maria mora no município de Aracruz, e Paulina, em João Neiva. Elas ficaram conhecidas através de uma reportagem da TV Gazeta, a história das gêmeas chegou até a fotógrafa Camila Lima, que trabalha fazendo fotos de idosos e decidiu oferecer o ensaio como presente de aniversário. As irmãs fizeram aniversário no dia 24 de maio, comemoraram no dia 20, e até hoje elas fazem sucesso!
As irmãs aceitaram o desafio. “Eu fiquei encantada, me apaixonei. Nunca vi ninguém com 100 anos. Gêmeas, ainda? Achei o máximo. Liguei para a família e elas toparam”, contou a fotógrafa.
A dupla se preparou muito bem. A sessão de fotos veio acompanhada de maquiagem, cabelo e até um figurino diferenciado. Com coroas de flores, saia de tule e balões coloridos, elas se divertiram em frente às lentes da fotógrafa.
“São vaidosas, preocupadas com o cabelo, a maquiagem. Minhas modelos foram ótimas”, disse Camila.
As gêmeas com toda a lucidez e disposição esperam viver muito mais. “Desejo muita felicidade, muitos anos de vida ainda. Mais uns dois, três anos”, disse Maria à irmã.
O filho de Maria, Carlos Pontim, contou que até hoje, quase aos 100 anos, elas continuam ativas e saudáveis. “Se deixar, elas lavam roupa, cozinham. Minha mãe está sempre alegre, nunca está doente. É uma pessoa com muita saúde. Ontem ela foi ao shopping. Não para, sempre serelepe”.
Maria tem cinco filhos (uma já falecida), 12 netos, 7 bisnetos e um tataraneto. Paulina tem seis filhos (um falecido), 19 netos e 16 bisnetos. As duas têm ainda mais cinco irmãos vivos, de um total de 18.
“Não é qualquer dia que se faz 100 anos. Apesar de alguma coisa que a tia Paulina passou, elas estão lúcidas, passeiam. A mamãe, por exemplo, passeia muito. Esses dias ela foi num casamento em Montanha e ficou na festa até as 2 horas da manhã. Então ela é muito ativa”, diz Carlos Alberto, que torce para o restante da família ter a vitalidade das gêmeas. “Vamos ver se a gente chega pelo menos nos 80.”
A fotógrafa perguntou um pouco sobre a vida das senhoras e ficou impressionada com o que ouviu: Dona Paulina já teve um câncer de intestino e dois enfartes. Os médicos não esperavam que ela sobrevivesse, mas hoje não tem sequelas e está bem. Dona Maria nunca teve nada”.
Segundo a fotógrafa Camila, entre todos os idosos que já fotografou, as gêmeas foram as únicas que não apresentaram nenhuma limitação. “Não deram trabalho nenhum, fotografaram super de boa o tempo todo”.
As irmãs, que vivem no Espírito Santo, foram fotografadas na Ilha do Frade, localizada na capital, Vitória.
As gêmeas Maria Pignaton Pontin e Paulina Pignaton Pandolfi: o prazer de viver um século
Quer viver 100 anos ou mais?
Veja agora simples Conselhos de uma Sobrevivente:
• Não perca a curiosidade
• Seja otimista
• Cultive amizades
• Aprenda sobre as coisas sem as quais você pode viver
• Não se leve muito a sério, somos apenas uma gota no oceano
Fonte: A Garden of Eden in Hell: The Life of Alice Herz-Sommer (em tradução livre, Um Jardim do Éden no Inferno: A Vida de Alice Herz-Sommer)
Com informações. G1 / Gazeta Online / M de Mulher / Folha Vitória