Alemanha: Primeiro trem do mundo movido a hidrogênio
Coradia iLint, o trem de passageiros entrará em funcionamento no ano que vem, na região da Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha.
É o primeiro veículo sobre trilhos do mundo movido a hidrogênio. A tecnologia, desenvolvida pela empresa francesa Alstom, garante a emissão zero de poluentes na atmosfera.
Só vapor e água condensada serão liberados no ar. Não há produção de CO2, o gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
A nova tecnologia permite ainda que o trem seja extremamente silencioso.
Durante os próximos meses, o “hydrail” – como também está sendo chamado -, passará por um período de testes nas linhas de Buxtehude-Bremervörde-Bremerhaven-Cuxhaven. A previsão é que, somente em dezembro de 2017, ele esteja em pleno funcionamento para o público.
Apesar do investimento em trens elétricos, atualmente os cerca de 4 mil vagões de trem que circulam pela Alemanha são movidos a diesel, combustível fóssil bastante poluente (sua queima libera o CO2).
O tanque a hidrogênio do Coradia iLint tem autonomia para percorrer entre 600 e 800 km e pode atingir até 140 km por hora. Os dois vagões acomodam até 300 pessoas, sendo 150 delas sentadas.
Toda a energia produzida pelo sistema é armazenada em baterias de íon-lítio, inclusive o excedente.
De acordo com o site Science Alert, os governos da Dinamarca, Noruega e Holanda já demonstraram interesse em fazer testes com o trem de hidrogênio.
O investimento em tecnologia limpa é mais uma iniciativa para que o país atinja uma meta ambiciosa, estabelecida em 2011. O plano nacional alemão Energiewende (transição energética, em português) prevê que a emissão de gases de efeito estufa seja reduzida entre 80% e 95% nos próximos anos, as usinas nucleares sejam fechadas até 2022 e que, até 2050, 60% da energia produzida no país seja renovável.
No mundo inteiro as alternativas de sustentabilidade são temas de discurso. O transporte público urbano já mostra exemplos de práticas sustentáveis. Exemplificando o metrô de Londres, que recicla energia gerada pelos freios dos vagões. Outro exemplo é a Holanda, que a partir de 2018, todos os trens do país serão movidos somente por energia eólica.
Com informações: Conexão Planeta