Alunos de Escola Cidadã de Mangabeira vão representar a Paraíba no Parlamento Jovem Brasileiro
João Vitor Silva Santos e Lucas Gomes de Oliveira, alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foram selecionados para representar a Paraíba no Parlamento Jovem Brasileiro.
Em todo o País foram selecionados 78 estudantes. O Parlamento Jovem Brasileiro programa da Câmara dos Deputados em parceria com as Secretarias de Educação, completa 15 anos e visa estimular o protagonismo juvenil e as noções de democracia e cidadania nos estudantes do Ensino Médio.
Para participarem, os estudantes precisam escrever um projeto de lei, de aplicação nacional, com ideias práticas para mudar o país.
Este ano, na Paraíba, 24 projetos foram inscritos, entre eles de estudantes de Institutos Federais, escolas particulares e de escolas públicas. As propostas passaram inicialmente pela Secretaria de Estado da Educação, que selecionou oito projetos e enviou para a Câmara.
No último dia 10 de agosto a Câmara dos Deputados anunciou os dois projetos que representarão a Paraíba em Brasília. O número de selecionados é proporcional ao quantitativo de deputados na Câmara por cada estado.
Paraibanos selecionados
João Vitor Silva Santos e Lucas Gomes de Oliveira, alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Cidadã de Mangabeira. Eles vão atuar em uma jornada parlamentar do dia 01 a 05 de outubro, em Brasília, onde irão vivenciar a experiência de serem jovens deputados federais, debatendo seus projetos.
Selecionado com um projeto de oferta obrigatória da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como componente curricular na educação básica, o estudante Lucas Gomes conta que sempre se interessou em ajudar as pessoas e que no início achava que seria selecionado. “Ano passado participei e não tinha sido nem pré-selecionado, e quando vi o resultado não acreditei que iria representar a Paraíba. Minha torcida é que meu projeto ganhe força e ajude na inclusão de todos”, diz.
O estudante João Vitor participou com uma proposta que determina a implantação do uso de pneus para a revitalização e produção de asfaltos sustentáveis. Ele afirma que o incentivo da professora Thayene Gomes foi essencial. “A partir do incentivo da professora surgiu esse interesse em fazer um projeto que reduzisse os gatos públicos e beneficiasse a população. A minha expectativa a partir de agora é adquirir e compartilhar conhecimentos, além de defender um projeto que irá melhorar um dos problemas mais frequentes como o acúmulo de resíduos sólidos sem uma destinação reutilizável, e possibilitar com menor custo o recapeamento de ruas e avenidas”, explica o estudante.
Com informações: Repórter PB / Secom-PB