Amapá: linha de crédito para energia solar residencial
O Amapá entrou no cenário da produção de energias renováveis. Deve ser liberado, ainda neste mês de março, o acesso de pessoas físicas à linha de crédito para a instalação de geradores de energia elétrica de fontes renováveis em residências do Estado do Amapá.
Os recursos estão garantidos no Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), que é gerenciado pelo Banco da Amazônia.
Segundo gerente regional do Banco da Amazônia no Amapá, Gleidson Guimarães Salles, atualmente os técnicos da instituição analisam o risco de operação para estabelecer as garantias do crédito, bem como prazos, limites e taxas. Salles acrescentou que apesar do financiamento para pessoas físicas ainda estar em construção, uma linha similar está em funcionamento para produtores rurais e empresas.
“Acreditamos que a linha para pessoa física estará em análise final pela diretoria do Banco da Amazônia no início de março. Até lá, provavelmente o Banco cadastrará algumas empresas do ramo de energia renovável, que serão credenciadas a elaborar o projeto para as residências. Isso não impede que o cliente contrate outra empresa e submeta o projeto à analise”, explicou Salles.
Energia solar no Amapá
No Amapá, o foco é a energia solar fotovoltaica. O Estado aderiu, em maio de 2017, ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica, gerenciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De acordo com a agência reguladora, a tecnologia fotovoltaica possibilita a redução do consumo de energia elétrica convencional e, consequentemente, redução no valor cobrado na fatura mensal – proporcional à quantidade de energia gerada.
Com informações: Ciclo Vivo / Ambiente Energia