Amigos inauguram geladeira solidária no centro de Recife
Um grupo de amigos inaugurou uma geladeira comunitária no centro de Recife (PE). Eles compraram, abasteceram com alimentos e instalaram o refrigerador no bairro de Santo Antônio.
Desde o começo do mês a geladeira comunitária tem frutas, biscoitos, leite, sucos e água para matar a sede e a fome de pessoas carentes, ou em situação de rua, com alimentos de qualidade.
Na porta, as regras são claras: é obrigatório que a comida esteja embalada e com data de fabricação. Além disso, é proibido doar bebidas alcoólicas, carnes cruas, ovos e alimentos em embalagens abertas.
O grupo à frente da iniciativa prefere ficar no anonimato, mas revelou que foram investidos menos de R$ 500 para fazer a boa ação. A geladeira está ligada a um ponto de luz, financiado por uma associação.
Uma semente
“É um custo muito baixo. No início, abastecemos a geladeira. Agora, a própria população tem se mobilizado. Plantamos uma semente que qualquer pessoa pode multiplicar”, resumiu.
As irmãs Eliane Pessoa, 70, e Solange Branco, 72, souberam da iniciativa pela internet e compraram alimentos para abastecer a geladeira, em conjunto com outras duas irmãs.
“Assim que soubemos do projeto, decidimos que iríamos ajudar. É uma ideia maravilhosa que está sendo colocada em prática”, disse Solange. Alegria para quem doa e principalmente para quem recebe.
“Tem dias que é muito difícil achar alguma coisa pra comer. Já aconteceu de passar o dia sem nada. A ideia da geladeira é muito boa”, disse Elizabete Santana, de 41 anos, que vive nas ruas do Recife desde os nove.
A Geladeira Solidária fica na esquina da Rua Siqueira Campos com a Rua do Sol, próximo ao prédio dos Correios.
Com informações: JcOnline