Após 20 anos população de abelhas volta a crescer
As abelhas são responsáveis pela polinização de 80% dos alimentos que florescem, elas são importantes para a biodiversidade do planeta. A boa notícia é que após 20 anos a população de abelhas voltou a crescer.
Houve uma queda do número de abelhas, quase ao ponto de extinção, devido ao chamado transtorno do colapso da colônia (CCD).
Esse fenômeno ocorre quando as abelhas operárias deixam a colmeia e a abelha rainha fica com um pequeno número de abelhas “enfermeiras” para aumentar o número de larvas.
As colmeias de abelhas são ecossistemas altamente colaborativos. Não podem funcionar sem as abelhas operárias e não há quem faça o trabalho delas quando deixam a colmeia.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA), nós perdemos 27 por cento menos colônias durante o inverno de 2017, do que no ano anterior.
Entretanto, as populações de abelha voltaram a crescer. Um percentual de três por cento desde abril de 2016, após 20 anos em queda. Os números podem ser pequenos, mas são animadores, porque cerca de um terço dos alimentos que consumimos são polinizados por colônias de abelhas, ou seja, elas são absolutamente vitais para a agricultura e para a sobrevivência do homem.
Para ajudar as populações de abelhas em crescimento, a Agência de Proteção Ambiental está planejando proibir certos pesticidas utilizados nas principais áreas de polinização.
Como contribuir com estas estatísticas?
Mesmo que more numa casa ou apartamento você pode ajudar a salvar as abelhas. Os especialistas ensinam que um vaso com flores na janela já serve de alimentos para as abelhas continuarem sua existência na face da terra.
Iniciativa sustentável
Foi lançado em 2008, o Momento Ambiental, um programa do Conselho da Justiça Federal, por meio do Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS).
A produção tem uma fotografia diferenciada e chama a atenção para iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que podem contribuir para a preservação do meio ambiente.
Com um caráter educativo e uma linguagem bastante simples, mostra o quanto o meio ambiente é prejudicado pelas pessoas, mesmo sem querer, e o que pode ser feito para ajudar.
O Momento Ambiental é exibido em 27 emissoras privadas regionais, além da TV Justiça (um canal de televisão público, de caráter não lucrativo, coordenado pelo Supremo Tribunal Federal -STF), e o Canal de televisão do Brasil (NBR).
Veja o vídeo, e como pode ajudar o meio ambiente com pequenas ações no dia a dia:
Com informações: Só Notícia Boa / GoodNet / Momento Ambiental