Arquitetos criam uma cadeira elegante feita de material de pesca descartado
S-1500: a cadeira feita de plástico reciclado foi criada no norte da Noruega. Em vez de importar novos materiais plásticos caros de outro país, o estúdio de arquitetura nórdica Snøhetta começou a fabricar cadeiras de artes de pesca antigas e descartadas.
O estúdio apresentou sua nova cadeira S-1500 – uma instalação que é feita inteiramente de materiais reciclados.
Embora a textura plástica da cadeira pareça com mármore, ela é produzida em massa usando redes e cordas de pesca antigas que foram contribuídas por várias empresas de pesca, todas localizadas em um raio de 12 milhas do estúdio.
_______
“Um de nossos objetivos era fazer um projeto para inspirar e mostrar à indústria que você pode realmente fazer negócios com o que eles consideram lixo”, disse o arquiteto da Snøhetta, Stian Ekkernes Rossi.
________
“Através do design e da arquitetura, o plástico se torna um recurso”, afirmou Rossi.
A cadeira foi projetada para a empresa de móveis Nordic Comfort Products e exibida na Stockholm Design Week deste ano. Espera-se que esteja à venda para o público em geral antes do final do ano.
Ao se abster de usar matérias-primas para fabricar as cadeiras, a mobília tem atualmente “ uma das pegadas de carbono mais baixas do mercado” – e o estúdio espera que o design da cadeira inspire outras empresas a pensar mais criticamente sobre como elas usam e as fontes seu plástico.
“Quando você usa plástico para certas coisas que devem durar, é um material maravilhoso”, diz Rossi. “Quando você faz mau uso em produtos com uma vida útil curta, é um mal entendido da capacidade do material.”
Com informações: GNN / FastCompany / Dezeen