As saídas da vida: Guarde com diligência o seu coração

Vida equilibrada, alimentação, emoções. Saudável no ambiente familiar. As dimensões da alma e do “coração”. O seu interior determina a sua vida.

O favor ou a tristeza dependem do controle e do treinamento do seu coração. Se você dirigir e instruir.

A Bíblia nos ensina que devemos cuidar com atenção do nosso coração.

Bem maior

O seu coração é o seu bem maior, e pode fazer mais por você do que qualquer outra coisa. Ele é bem mais do que um músculo batendo 70 vezes por minuto em seu peito.

Daí a importância de considerar e valorizar a parte mais interna que é a área de tomada de suas decisões e escolhas. Aprenda a colocar as suas afeições em coisas boas. (Col 3:2; Matt 6:21)

Você pode manter um bom coração, ou pode deixar que ele se torne mau. Você pode ser diligente neste projeto, ou pode ser preguiçoso.

Foto: Reprodução

Os filhos de Deus possuem um velho homem que os tenta com o mal, mas o seu novo homem os convoca para a benignidade. Seu coração precisa escolher com frequência entre os dois. As escolhas são feitas dia a dia.

O que você tem em seu coração transparece em sua vida. Se o seu coração está cheio de boas coisas, sua vida vai mostrar essa bondade; se o seu coração está cheio de pensamentos pecaminosos, a sua vida vai revelá-las. Os grandes testes e decisões que você vai enfrentar na vida dependem do seu coração, e da mesma forma, as pequenas escolhas que fazemos centenas de vezes ao dia.

Foto: Reprodução

O seu coração é puro? Você está trabalhando para mantê-lo puro hoje? Você sabia que a preguiça nesta questão trará severos problemas e dor em sua vida? Você precisa eliminar a entrada de informações negativas em seu coração. Você pode alimentar o seu coração com louvores a Deus,  leitura da Bíblia, oração e amigos que andam segundo a palavra de Deus. 

No ponto de vista contemporâneo, o “Coração” é usado significando emoção, sentimento, paixão.

Biblicamente é mais amplo, envolve a alma, a vida interior, a profunda realidade espiritual. Daí a explicação: “porque dele procedem as saídas da vida”. “Saídas da vida” é o mesmo que as decisões da vida, as atitudes da vida, o comportamento da vida. 

Foto: Reprodução

O Senhor Jesus condenou os fariseus por darem importância às aparências exteriores do homem; e ao invés disto Ele enfatizou o coração do homem.

Está escrito na Bíblia Sagrada: 

“Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.” (Mt 12:34-35)

“Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15:18-19)

Foto: Reprodução

O pecado começa no coração. A luxúria por um pecado atrai o seu coração. Se você pensar o suficiente a respeito, você vai executá-la. E o resultado dessa escolha é a morte. Proteja-se mantendo o seu coração diligentemente afastado de pensamentos pecaminosos. (Tg 1:13-16)

Deus enviou o Dilúvio para afogar o mundo por causa das suas más imaginações (Gn 6:5), portanto odeie quaisquer más fantasias.

O texto bíblico não nos manda menosprezar as várias dimensões de nossa vida. Paulo, por exemplo, aconselha Timóteo a cuidar dos seus problemas estomacais. A questão bíblica é relacionada as prioridades. É a questão das essências, das coisas que influenciam todas as outras.

Ademais, quando cuidamos adequadamente do nosso coração, da nossa comunhão com o Senhor, todas as coisas ficam adequadamente avaliadas. Coração alimentado pelo Senhor não se desespera durante as provações porque vê nelas a providência divina.

Guarde com diligência o seu coração.

Paz e Luz!



Com informações: Bíblia Sagrada /  Devocionais /  Folha Nobre


Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias

Formada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil / Curso Bíblico Ministerial (2004/2005)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.