As saídas da vida: Guarde com diligência o seu coração
Vida equilibrada, alimentação, emoções. Saudável no ambiente familiar. As dimensões da alma e do “coração”. O seu interior determina a sua vida.
O favor ou a tristeza dependem do controle e do treinamento do seu coração. Se você dirigir e instruir.
A Bíblia nos ensina que devemos cuidar com atenção do nosso coração.
Bem maior
O seu coração é o seu bem maior, e pode fazer mais por você do que qualquer outra coisa. Ele é bem mais do que um músculo batendo 70 vezes por minuto em seu peito.
Daí a importância de considerar e valorizar a parte mais interna que é a área de tomada de suas decisões e escolhas. Aprenda a colocar as suas afeições em coisas boas. (Col 3:2; Matt 6:21)
Você pode manter um bom coração, ou pode deixar que ele se torne mau. Você pode ser diligente neste projeto, ou pode ser preguiçoso.
Os filhos de Deus possuem um velho homem que os tenta com o mal, mas o seu novo homem os convoca para a benignidade. Seu coração precisa escolher com frequência entre os dois. As escolhas são feitas dia a dia.
O que você tem em seu coração transparece em sua vida. Se o seu coração está cheio de boas coisas, sua vida vai mostrar essa bondade; se o seu coração está cheio de pensamentos pecaminosos, a sua vida vai revelá-las. Os grandes testes e decisões que você vai enfrentar na vida dependem do seu coração, e da mesma forma, as pequenas escolhas que fazemos centenas de vezes ao dia.
O seu coração é puro? Você está trabalhando para mantê-lo puro hoje? Você sabia que a preguiça nesta questão trará severos problemas e dor em sua vida? Você precisa eliminar a entrada de informações negativas em seu coração. Você pode alimentar o seu coração com louvores a Deus, leitura da Bíblia, oração e amigos que andam segundo a palavra de Deus.
No ponto de vista contemporâneo, o “Coração” é usado significando emoção, sentimento, paixão.
Biblicamente é mais amplo, envolve a alma, a vida interior, a profunda realidade espiritual. Daí a explicação: “porque dele procedem as saídas da vida”. “Saídas da vida” é o mesmo que as decisões da vida, as atitudes da vida, o comportamento da vida.
O Senhor Jesus condenou os fariseus por darem importância às aparências exteriores do homem; e ao invés disto Ele enfatizou o coração do homem.
Está escrito na Bíblia Sagrada:
“Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.” (Mt 12:34-35)
“Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15:18-19)
O pecado começa no coração. A luxúria por um pecado atrai o seu coração. Se você pensar o suficiente a respeito, você vai executá-la. E o resultado dessa escolha é a morte. Proteja-se mantendo o seu coração diligentemente afastado de pensamentos pecaminosos. (Tg 1:13-16)
Deus enviou o Dilúvio para afogar o mundo por causa das suas más imaginações (Gn 6:5), portanto odeie quaisquer más fantasias.
O texto bíblico não nos manda menosprezar as várias dimensões de nossa vida. Paulo, por exemplo, aconselha Timóteo a cuidar dos seus problemas estomacais. A questão bíblica é relacionada as prioridades. É a questão das essências, das coisas que influenciam todas as outras.
Ademais, quando cuidamos adequadamente do nosso coração, da nossa comunhão com o Senhor, todas as coisas ficam adequadamente avaliadas. Coração alimentado pelo Senhor não se desespera durante as provações porque vê nelas a providência divina.
Guarde com diligência o seu coração.
Paz e Luz!
Com informações: Bíblia Sagrada / Devocionais / Folha Nobre
Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias
* Formada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil / Curso Bíblico Ministerial (2004/2005)