Baterias de areia podem ajudar a aliviar problemas de armazenamento de energia

Uma solução barata para uma necessidade crescente

Uma cidade na Finlândia está usando areia para armazenar calor de energias renováveis ​​para fornecer aquecimento doméstico durante o inverno.

O aquecimento de água pode armazenar apenas 100°C de calor, obviamente, enquanto a areia pode atingir 500°C, ou quase 1000° Fahrenheit.

Dezenas de milhares de metros cúbicos de areia são aquecidos a partir da geração de eletricidade com painéis solares ou turbinas eólicas. Embaladas firmemente em silos isolados, a areia pode reter esse calor por meses sem perdê-lo. Para os finlandeses que vivem um longo inverno de 5 meses, é uma carga vital fora da rede elétrica.

Polar Night Energy

Agora, em julho, a instalação está pronta para seu primeiro inverno comercial na rede de aquecimento urbano de Vatajankoski em Kankaanpää, Finlândia. O armazenamento tem 100 quilowatts de potência de aquecimento e capacidade de 8 megawatts-hora.

Para os governos do Euro, agora no meio de uma crise de energia completa, a tecnologia da areia tem vários elementos atraentes, como um custo de investimento inferior a 10 euros por quilowatt-hora de capacidade, pouca ou nenhuma emissão ou materiais perigosos e mínimo, custos de funcionamento automatizados.

Transição energética: inteligente e verde

A BBC relata que as autoridades finlandesas de energia estão procurando dimensionar a solução de 8MWh para 8GWh

“Esta inovação faz parte da transição energética inteligente e verde. Os armazenamentos de calor podem ajudar significativamente a aumentar as energias renováveis ​​intermitentes na rede elétrica”, disse Markku Ylönen, cofundador da Polar Night Energy. “Ao mesmo tempo, podemos preparar o calor residual para um nível utilizável para aquecer uma cidade. Este é um passo lógico para a produção de calor sem combustão.”

E não muito cedo, já que a recente decisão do governo da Finlândia de aderir à OTAN os fez perder todo o acesso ao gás natural russo, a fonte de energia padrão para aquecimento doméstico.

Processo resistivo 

Como explica a BBC, o processo de aquecimento resistivo usado para aquecer a areia gera ar quente circulado dentro da estrutura. Quando é hora de usar a energia armazenada, a bateria descarrega esse ar aquecido para aquecer a água no sistema de aquecimento do distrito, que é bombeada para residências, escritórios e até piscinas. 

No momento, a bateria de areia da Polar serve apenas uma única cidade, e ainda não está claro se a tecnologia pode ser ampliada. A BBC também diz que sua eficiência “cai drasticamente” quando se trata de devolver eletricidade à rede. Ainda é cedo para a tecnologia, e outras empresas e organizações podem encontrar soluções para esses problemas.



Com informações: GNN / BBC / Engadget / Lifewire

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.