Bernardino Batista: começa colheita do caju do programa de revitalização
As chuvas ocorridas no tempo apropriado possibilitaram o êxito do Programa de Revitalização da Cultura do Caju, no município de Bernardino Batista, com a colheita da primeira safra do plantio de 10.500 mudas por 50 famílias agricultoras de 13 comunidades rurais.
O programa é executado pela Emater e Emepa, empresas integrantes da Gestão Unificada (GU), em parceria com a prefeitura municipal.
O programa foi lançado em Bernardino Batista, a partir de parceria para a produção de mudas e assistência técnica oferecida pela Emepa e Emater. Outros municípios têm manifestado interesse em participar da revitalização da cultura que garante desenvolvimento sustentável e geração de renda familiar.
Revitalização
A região tem um grande potencial para a cultura do caju e a proposta é fazer a revitalização com acompanhamento técnico visando proporcionar postos de trabalho e renda para as famílias beneficiárias.
A partir de um convênio, a Emepa produziu 10.500 mudas de caju CC-76, colocou pesquisadores e técnicos agrícolas para ministrar palestras e treinamentos aos agricultores familiares beneficiados acerca de tecnologias de cultivo da cultura do caju.
_______
As comunidades rurais beneficiadas: Alto de Boa Vista, Baixio dos Galdinos, Barbosa, Boré, Bulandera, Cabeça, Cacimbas, Cafundó, Cosmo de Brito, Egidio, Mariano, Ponta da Serra e Serra do Padre.
________
No município de Mari, Agreste paraibano, onde também o Programa de Revitalização do Caju foi lançado, com a entrega de 10 mil mudas a 50 agricultores familiares assistidos pela Emater, também vem apresentando bons resultados.
As famílias beneficiadas residem nos Assentamentos Tiradentes e Zumbi dos Palmares onde foi iniciado o plantio. As mudas são produzidas na Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral em Mangabeira, da Emepa. A Emater ficou encarregada de prestar toda a assistência técnica, em todas as fases da cultura.
Com informações: PBAgora / Secom-PB