Bolsas integrais para graduação no Japão, do MEXT

O MEXT, Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, está recebendo inscrições para bolsas integrais de graduação no Japão.

As bolsas são para cursar um programa de graduação, com 5 anos de duração, numa universidade japonesa. E elas incluem um curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano. As inscrições vão até 28 de junho.

Os bolsistas escolhidos pelo MEXT ficarão isentos das taxas acadêmicas referentes à sua graduação. Além disso, receberão um valor mensal de 117 mil ienes (cerca de R$ 4.140) para se manter no Japão. Esse valor pode ser um pouco maior dependendo do local onde o estudante fará a graduação. A bolsa também cobre a passagem aérea de ida e volta para o Japão.

Quem pode se candidatar?

Para se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão, é necessário ser brasileiro e ter nascido depois de 2 de abril de 1995. É necessário ter conhecimento avançado de inglês ou japonês. Não é necessário saber japonês para concorrer às bolsas. No entanto, candidatos que tirarem zero na prova de língua japonesa serão desclassificados. Por isso, é importante saber pelo menos um pouquinho.

O processo seletivo das bolsas inclui diversas partes. A primeira delas é a análise dos documentos exigidos na candidatura (que serão mencionados abaixo). Em seguida, o candidato precisará realizar provas escritas de matérias específicas, inglês e japonês. Finalmente, haverá entrevistas com os melhores colocados. Mais informações sobre o processo podem ser vistas neste link.

Como se candidatar?

São exigidos os seguintes documentos para se candidatar ás bolsas integrais de graduação no Japão do MEXT:

• Formulário de inscrição preenchido, com foto 3×4 (disponível aqui);

• Redação (em inglês, de 30 a 40 linhas, fonte Arial 12, tamanho A4, digitado) explicando por que você quer fazer graduação no Japão, o curso pretendido, as razões dessa escolha e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro. Deve constar o título e nome do candidato;

• Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório), para quem já concluiu o Ensino Médio;

• Atestado de matrícula (original) e cópias simples dos boletins do 1º , 2º ano e do 1º bimestre do 3º ano do ensino médio (para quem ainda não concluiu);

• Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório) e histórico acadêmico e declaração de aluno regular do ensino superior (original da instituição ou cópia autenticada em cartório) para quem está cursando ensino superior no Brasil;

• Carta de recomendação da última escola freqüentada (ensino médio, faculdade ou cursinho). Ela deve ser em português ou inglês, em papel timbrado da instituição, com carimbo e assinatura do responsável. O formato é livre, mas pode se orientar de acordo com as perguntas desse modelo.

Todos os documentos deverão estar acompanhados de tradução para inglês ou japonês. Eles devem ser impressos em folha A4 e entregues na ordem listada acima, sem grampear. Eles podem ser entregues pessoalmente ou enviados para o seguinte endereço:

Embaixada do Japão, Departamento Cultural
SES – Av. das Nações, quadra 811 lote 39
70425-900 Brasília-DF

Importante

Essas informações são referentes apenas a candidatos residentes nos estados de Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Informações para candidatos residentes em outros estados deve ser disponibilizada nos próximos dias, e pode ser vista neste link.

As inscrições vão até 28 de junho. As provas escritas serão realizadas nos dias 10 e 11 de julho, e as entrevistas a partir de 19 de julho.


Com informações: EstudarFora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.