Brasil e Israel negociam tecnologia de dessalinização para combater a seca no Nordeste
Israel está buscando intensificar as relações com o Brasil para oferecer equipamentos e tecnologia de dessalinização de água.
A dessalinização, uma técnica que consiste em transformar a água salgada do mar em água potável é uma alternativa já adotada ou em fase de implantação em alguns estados brasileiros. Alguns governos estaduais, como o do Ceará e o do Maranhão, estão abrindo licitações para importar a tecnologia.
Atualmente, Israel é líder mundial em tecnologias de dessalinização. Cerca de 80% da água potável consumida pela população israelense é proveniente do mar.
Segundo o embaixador do país, Yossi Avraham Shelley, as negociações com o Brasil estão sendo lideradas por empresários israelenses e tratadas diretamente com representantes dos Estados que apresentam problemas com a seca.
Ao visitar as instalações da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), em Brasília, Yossi Avraham Shelley, declarou que governos estaduais brasileiros estão abrindo licitações para obtenção de equipamentos e tecnologia de dessalinização de água israelense.
“As negociações vêm sendo feitas entre empresários israelenses e os governos do Maranhão, de Flávio Dino (PC do B), e do Ceará, de Camilo Santana (PT). Os 2 Estados sofrem com a seca.”
Yossi Shelley disse ainda que é positiva a negociação dos governantes brasileiros com empresários israelenses, uma vez que a tecnologia do país permite processar a água dessalinizada por um preço menor do que o valor de mercado.
O embaixador israelense acrescentou também que o país está oferendo ao Brasil a possibilidade de parceria para construir satélites.
Com informações: The Greenest Post / Agência Brasil