Brasileira recebe prêmio por projeto de Inteligência Artificial
Carolina Marcelino, pesquisadora de pós-doutorado do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), venceu o prêmio Marie Curie Fellow pelo projeto de inteligência artificial que visa gerar energia elétrica sustentável em comunidades carentes.
A pesquisadora é a única representante da América Latina, entre os oito contemplados.
O prêmio concedido pela União Europeia é um dos mais cobiçados pelos cientistas do mundo todo. Carolina vai receber um contrato de pesquisa no valor de U€ 4.500 mensais (cerca de R$ 20,5 mil), por dois anos, para desenvolver seu projeto na Espanha.
O projeto
O projeto criado por Carolina tem por objetivo usar a inteligência artificial para gerar energia elétrica sustentável. A tecnologia analisa os padrões climatológicos e cria a melhor alternativa de geração de energia em micro-redes que pode ser aplicada em comunidades carentes. A pesquisa se baseia no aprendizado de máquina (machine learning) e mistura a heurística da otimização e processos para a tomada de decisão para a formação de energia renovável.
A premiação
A premiação é parte do programa Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA), promovido pela União Europeia para financiar pesquisadores com ideias inovadores em diversas áreas do conhecimento no mundo todo.
O nome é uma homenagem a Marie Curie, pioneira no estudo da radioatividade e a primeira mulher cientista a ganhar o prêmio Nobel. Além de Carolina Marcelino, seis europeus e um chinês também ganharam a premiação.
Com informações: E+B Educação
Edição: Josy Gomes Murta