Brasília terá monumento sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos – 70 anos. Como parte das comemorações o MDH, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), com o apoio da Associação Inscrire, inaugura em Brasília, uma obra de arte monumental, em cerâmica, elaborada com a participação de centenas de alunos de duas escolas públicas do Distrito Federal.
Todas as pinturas serão alusivas à DUDH. O projeto é executado pela Diretoria de Promoção e Educação em Direitos Humanos (DPEDH).
Inauguração
A obra de arte será instalada nesta quinta-feira (22), às 10 horas, em local cedido pelo GDF, na saída do Metrô da Galeria dos Estados, na Asa Sul.
Os alunos participantes, de duas escolas do Distrito Federal (CED, em Ceilândia, e Gisno, na Asa Norte) também serão presenteados com a instalação de uma obra de arte nas respectivas escolas.
Iniciativa
A iniciativa é uma parceria entre o governo de Brasília, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Associação Inscrire e visa deixar um legado para o patrimônio cultural da cidade com a produção de painéis e a instalação dessas obras em espaços públicos. Os azulejos foram pintados com desenhos de alunos de duas escolas públicas do Distrito Federal.
Por meio de concurso, o projeto selecionou desenhos para compor o maior painel, produzido com a técnica de azulejos. A obra terá, aproximadamente, 110 metros quadrados (m²). Cada um dos colégios participantes também receberá a instalação de um painel menor, com 6 m².
DUDH
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seus 30 artigos, descreve os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem fazer distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política, origem nacional ou social, nascimento ou qualquer outra situação.
Com informações: MDH / ONU BR / Agência Brasília