Caixa amplia pausa no pagamento das dívidas para seis meses em todas as operações de crédito

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta sexta-feira (28), a ampliação da pausa no pagamento das dívidas de pessoas físicas e empresas. O prazo passou de 90 para 180 dias e pode ser utilizado pelos clientes que já pediram a suspensão das prestações ou em novas solicitações. A medida vale para empréstimo pessoal (CDC), renegociações, microcrédito e demais operações de crédito.

No caso dos financiamentos habitacionais, a pausa no pagamento das prestações já tinha sido ampliada por 180 dias, no fim de julho.

Os clientes que já tiveram a pausa de 90 dias concluída ou em andamento podem solicitar a prorrogação do prazo por mais 90 dias. Quem ainda não optou por essa alternativa também pode pedir a pausa de até 180 dias. A Caixa esclarece que a iniciativa tem que partir dos interessados.

Com a pausa, os valores das demais prestações serão alterados, e os juros do período pausado serão distribuídos pelas demais parcelas, aumentando o valor da prestação mensal. O prazo final de pagamento do contrato também será postergado automaticamente, permanecendo a quantidade de parcelas a pagar, taxa de juros e demais condições.

No caso de empréstimos com atraso, o período pausado considera as parcelas atrasadas e os encargos, que também são incorporados ao saldo devedor. A medida só vale para contratos com atraso de até 50 dias.

A pausa no pagamento das dívidas faz pacote de medidas anunciadas pela Caixa, em março, como uma forma de aliviar o orçamento das famílias e empresas, diante da crise na economia causada pela pandemia do coronavírus. O prazo começou em 60 dias e foi estendido até 180 dias.

Para solicitar a pausa, os clientes podem acessar a internet ou o aplicativo App Caixa. Há opção também pelo telefone 0800-726-8068 ou WhatsApp, pelo número 0800-726-0104.


Com informações: Extra

Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.