Campina Grande sedia oitava edição do Festival Internacional de Música

Depois dos festejos juninos, novos acordes invadem a Paraíba. É a oitava edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS 2017). Até o dia 16 de julho o Teatro Municipal Severino Cabral e as cidades de Remígio e Pocinhos recebem concertos, óperas, música instrumental, espetáculos de canto e oficinas.

A novidade desse ano é a realização do I FIMUS Jazz. A estreia do evento voltado para esse gênero musical tem a participação de grupos da Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia. Durante o festival ainda são promovidos workshops e oficinas.

Trio Paraibô. Foto: Divulgação

Entre os grupos que se apresentam na primeira edição do FIMUS Jazz estão o Symphonic Jazz, Trio Paraibô, Oxent Groove, Tryá, Trio Baião de Três, Trio Remanseio, Igor Gnomo Group e o Holistic Jazz.

A abertura do FIMUS 2017 aconteceu nesta segunda-feira (10), com as apresentações do baixo-barítono Felipe Oliveira, artista que integra companhias de ópera da Europa, e do pianista, tecladista e compositor Paulo César Vitor.

Oficina de Big Band com Michael Pendowski. Foto: FIMUS

Os concertos acontecem à tarde e à noite, no Teatro Municipal Severino Cabral e nas cidades polos de forma itinerante. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), também promove nos turnos da manhã e da noite uma programação musical exclusiva.

Nesta terça-feira (11), sobem ao palco do Teatro Municipal o violonista Gilson Antunes, pesquisador e intérprete da música brasileira para violão. O artista já realizou recitais na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.

Grupo Contracantos da UFPE. Foto: Divulgação

A cultura regional também toma conta do FIMUS, com as apresentações dos grupos Contraventos e Contracantos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os músicos trazem o premiado espetáculo “Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste”, encenado em várias cidades da França, em 2016.

Na noite da quarta-feira (12) se apresentam a flautista alemã Dagmar Wilgo e a cravista Luciana Câmara. A musicóloga pernambucana executa o recital Duo Tweets, com obras baseadas nos cantos dos pássaros. A pianista Regiane Yamaguchi encerra o terceiro dia de evento com peças de Bach, Haydn, Chopin e Villa-Lobos.

Flautista alemã Dagmar Wilgo. Foto: Divulgação

As atrações da quinta-feira (13) do festival são os músicos Johnson Machado, David Gardner e Ana Flávia Frazão. Na ocasião apresentam três trios para clarinete, violoncelo e piano escritos por Henrique Oswald, Johannes Brahms e Nino Rota.

Uma das principais atrações dessa edição do festival é a cantora e compositora suíço-brasileira Maíra Zaugg, finalista do programa The Voice Kids Germany 2013. A artista encerra a primeira versão do FIMUS Jazz.

Cantora e compositora suíço-brasileira Maíra Zaugg. Foto: Yendys Sydney

O Coro de Câmara de Campina Grande participa do último dia do festival com a nova versão da Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais. A peça revisada e adaptada pelo compositor estreou em maio no Carnegie Hall, em Nova York (EUA). A Missa foi composta originalmente em 1996 para solistas, orquestra de cordas e percussão.

O Festival Internacional de Música de Campina Grande é realizado pelas Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Confira a programação completa no site do FIMUS: http://www.fimus.art.br/

Com informações: UEPB / Portal Correio / G1-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.