Canal brasileiro faz sucesso nos EUA
O Canal Brazil TV foi lançado há pouco mais de dois anos por dois brasileiros.
É um canal de TV diferente e está entre os favoritos da comunidade brasileira que reside nos Estados Unidos da América. O segredo do sucesso é a combinação de regionalidade e informação.
Entre os assuntos tratados no canal estão a imigração, investimento nos EUA e a rotina de quem mora fora do país. A programação faz um elo com a cultura do Brasil.
Segundo o site Comex do Brasil, o projeto idealizado por Cláudio DaCosta e endossado pelo empresário PH Castanheira, não prenunciou que o sucesso fosse tão instantâneo. “A oferta do conteúdo nos meios digitais é um dos fatores que pode justificar a grande audiência repentina”, destacam os criadores do canal.
Outra surpreendente reação foi a adesão do público brasileiro interessado em informações sobre a vida e os negócios nos Estados Unidos.
“O que buscávamos era apenas preservar a originalidade das nossas raízes estando tão longe de casa. O acesso a conteúdo ligado ao Brasil ainda era bastante complexo e restrito. Então pensamos: por que não criar conteúdo e disponibilizar em um aplicativo próprio e em sistemas de smart TV que favorecesse a vida de quem mora longe de amigos e parentes?”, conta Cláudio DaCosta.
A grade de programação conta com programas de estilo de vida, dicas de culinária/gastronomia, fitness, assuntos como imigração, como superar a ausência da família, investimento nos EUA e a rotina de quem mora fora do país.
O Canal Brazil TV transmite sinal digital de televisão, com Streaming 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode ser assistido através das plataformas Roku, Apple TV 4, Amazon Fire TV e Google Chromecast.
Atualmente, 90% das smart TVs novas já saem de fábrica com o dispositivo que permite assistir ao Canal. Também é possível assistir à CBTV no celular ou tablet, pelos dispositivos IOS, Android e Windows.
Os interessados devem digitar Canal Brazil TV ou ou CBTV e baixar o aplicativo do canal, que é 100% gratuito. Atualmente, são mais de 250.000 downloads ativos, que geram um público potencial de mais de 500.000 pessoas nos EUA, Brasil e no mundo. Tudo isso graças ao streaming.
Importando experiências
O profissional PH Castanheira, ao decidir imigrar para os Estados Unidos ele importou consigo quase 20 anos de experiência em televisão. “Acredito que quando a gente faz o que gosta o resultado é sempre positivo. Estou muito feliz com o acolhimento da comunidade ao nosso projeto e à nossa tentativa de preservar nossa identidade e cultura”, enfatizou Castanheira.
Diversos brasileiros colaboram com a programação do canal de TV. Desde a estrutura de produção, reportagens até cenografia, edição. “Buscamos produzir conteúdo cada vez mais sociais e com a pluralidade e engajamento de todos aqueles que de certa forma queiram e possam ajudar. É o brasileiro falando do Brasil. Esta é a grande diferença”, conclui PH.
Com informações: Brazilian Times