Canção de uma das baleias mais raras do planeta, gravada pela primeira vez
Pela primeira vez na história, os pesquisadores capturaram uma gravação de áudio de uma das espécies mais raras de baleias do planeta.
Ao contrário de alguns de seus famosos parentes musicais, sabe-se que as baleias-francas restringem suas vocalizações a chamadas individuais, em vez da frase padronizada que está cantando. Isso tem sido bem documentado para as baleias-francas do sul e do norte do Atlântico.
Entretanto as novas descobertas sugerem que a baleia mais rara de todas, a orca do leste do Pacífico Norte, está começando a cantar.
“Durante uma pesquisa de campo de verão em 2010, começamos a ouvir um padrão estranho de sons”, explica Jessica Crance, do Laboratório de Mamíferos Marinhos, do Centro de Ciências Pesqueiras do Alasca das Pescas da NOAA.
“Achamos que poderia ser uma baleia certa, mas não obtivemos confirmação visual. Então começamos a rever os dados de longo prazo dos gravadores acústicos ancorados e vimos esses padrões repetidos de chamadas a bala. Eu pensei que esses padrões parecessem música. Nós os encontramos de novo e de novo, ao longo de vários anos e locais, e eles permaneceram notavelmente consistentes ao longo de oito anos ”.
As chamadas de tiro são parte do repertório conhecido da baleia direita, junto com upcalls, gritos e warbles. Mas eles nunca haviam sido ouvidos antes como parte de um padrão repetitivo.
Enquanto a equipe de Crance suspeitava que as músicas eram produzidas por uma baleia-franca, elas tinham apenas as gravações acústicas, sem confirmação visual – até dois verões atrás.
“Ouvimos essas mesmas músicas durante uma pesquisa de verão em 2017 e conseguimos localizar as músicas para as baleias-francas”, diz Crance. “Agora podemos dizer definitivamente que são baleias-francas, o que é muito empolgante, porque isso ainda não foi ouvido em nenhuma outra população de baleias-francas.”
“Por que essa população de baleias francas está cantando? As outras populações também cantam, e isso ainda não foi documentado, ou isso é único para a nossa população? ”, Pergunta Crance. “Trabalhando no remoto, severo e grande Mar de Bering, obter as respostas será muito difícil. Esse é um dos nossos maiores desafios – nossa população tem menos de 30 baleias ”.
Crance especula que essas músicas são uma exibição reprodutiva. “Temos evidências diretas de baleias francas cantando, e achamos que isso pode ser exclusivo para machos, mas temos dados muito limitados sobre a vocalização de baleias-francas femininas.”
Sobre o motivo pelo qual as baleias-francas do Pacífico Norte cantam, Crance teoriza que sua extrema raridade lhes dá motivos para cantar.
“Com apenas 30 animais, encontrar um parceiro deve ser difícil. As baleias-francas machos solitárias tendem a atirar com mais frequência do que as fêmeas. Talvez a proporção masculina de 2: 1 no Pacífico Norte tenha levado nossos machos a cantar para atrair fêmeas. Mas podemos nunca ser capazes de testar isso ou saber com certeza. ”
“Nosso próximo passo será observar a evolução das músicas ao longo do tempo e sua sazonalidade, para determinar se determinadas músicas são produzidas em momentos específicos. Também queremos descobrir se essas músicas contêm informações específicas de cada pessoa ”, diz Crance. “Há muito que eu gostaria de saber”, completa.
Ouça a gravação histórica abaixo:
Com informações: GNN / NOAA