Ceará: Estudante com síndrome de Down passa no vestibular de direito
Imaginar, sonhar, acreditar, persistir. Um jovem com Síndrome de Down seguiu todos esses passos e realizou um grande sonho.
O estudante Willian Vasconcelos foi aprovado em uma universidade de Sobral no Ceará, e vai cursar Direito.
Quando Willian nasceu a família não tomou conhecimento que ele era portador de Síndrome de Down. A mãe, Eridam Vasconcelos, contou: “A médica do posto de saúde disse para mim. Na época ela não usou ‘síndrome de Down’, e também não vou dizer qual nome ela usou. Me entregou meu filho, disse que ia ser difícil ele andar, falar”.
Eridam resaltou: “Mas isso foi motivo muito mais amor por parte de todos. Eu passei a amar muito mais. A cuidar como se fosse um cristal”.
A esperança vence o preconceito
Quando terminou o ensino médio no ano passado, Willian enfrentou muitos desafios por causa do preconceito das pessoas.
A irmã, Klívia relatou: “Duvidaram da capacidade dele intelectual, cognitiva. Nos fizeram perguntas absurdas, se conhecia cores, se sabia segurar a caneta, se andava só”.
Willian pensou em desistir, mas sua esperança foi renovada quando surgiu a oportunidade em uma universidade particular. Foi incentivado por sua professora Roberta Araújo.
“Sempre foi muito estudioso, muito empenhado, muito sociável, extremamente organizado e muito disciplinado”, salientou Roberta.
Cada passo um desafio
O estudante conseguiu passar para uma universidade privada no curso que sonhava, mas surgiu um outro problema enfrentado pela família: o financeiro.
A mãe diz: “Não é barato, não é fácil manter um filho numa faculdade particular. Minha preocupação é essa, mas eu não vou desistir”.
Willian Vasconcelos, também sonha em ser ator, mas por enquanto seu pensamento está na universidade:”Eu quero ser um bom advogado, pra ajudar minha família”, diz confiante.
Com informações: TV Diário. / Bol Notícias