Chapada Diamantina a um passo de entrar em lista seleta de parques da Unesco

A Chapada Diamantina, localizada no coração da Bahia, tem sua dimensão passando por dezenas de municípios e vilas. Agora 4 deles, Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, estão no processo de integrarem o grupo dos Geoparques Globais da Unesco.

Segundo informações do Correio 24 horas, o projeto do Geoparque Terra do Sincorá deve ser submetido à chancela da organização internacional, alavancado por uma associação da região que tem à frente os empresários Deoclides Lopes Araújo e Renato Azevedo.

Considerado um oásis em pleno sertão nordestino, a Chapada Diamantina tem temperaturas amenas e é reduto para diversas espécies animais, vegetais, além de nascentes. Seus quase 40 mil km² atraem turistas do Brasil e do mundo todos os anos.

A maioria das cidades turísticas da região e seus respectivos atrativos estão abertos ao turismo desde dezembro, mas atualmente acataram o decreto do governo estadual que instituiu medidas restritivas, como o toque de recolher entre 18h e 5h, até o dia 5 de abril.

Projeto de Inclusão

As grutas com poços de água cristalina são atrações muito singulares na Chapada Diamantina. Foto: Reprodução

O projeto de inclusão da região nos Geoparques Globais da Unesco está em andamento e, ainda de acordo com o Correio 24 horas, só não foi ainda encaminhado para avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura por conta do agravamento da pandemia.

Geoparques da Unesco pelo Mundo

Os Geoparques Globais da UNESCO são áreas geográficas uniformes e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Sua abordagem ascendente de combinar a conservação com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. No momento, existem 161 Geoparques Globais da UNESCO em 44 países, sendo que o único no Brasil é o de Araripe, no estado do Ceará.

Rede Global de Geoparques

Cachoeiras impressionantes são principais atrativos da Chapada Diamantina. Foto: Reprodução

O trabalho da UNESCO com geoparques começou em 2001. Em 2004, 17 geoparques europeus e 8 chineses se reuniram na sede da UNESCO em Paris para formar a Rede Global de Geoparques, onde as iniciativas nacionais para proteção do patrimônio geológico contribuem e beneficiam a adesão a uma rede global de intercâmbio e cooperação.

Em 17 de novembro de 2015, os 195 Estados membros da UNESCO ratificaram a criação de um novo Programa, os Geoparques Globais da UNESCO, durante a 38ª Conferência Geral da Organização. Isso expressa o reconhecimento governamental da importância de gerenciar locais e paisagens geológicas excepcionais de forma holística.

Os geoparques globais são áreas geográficas únicas e unificadas, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Surpreendentemente lindo!

Araripe, no estado do Ceará, já está na lista de Geoparques da Unesco. Foto: Reprodução
A Chapada Diamantina é um dos destinos mais procurados da Bahia. Foto: Reprodução


Com informações: Hypeness / Correio 24 horas

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais… 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.