Cientista de 13 anos cria Painéis Solares que geram mais eletricidade seguindo o sol da madrugada
Georgia Hutchinson, de Woodside, Califórnia, uma cientista de 13 anos, foi contemplada com um grande prêmio de ciência ao criar um programa que permite que os painéis solares gerem mais eletricidade seguindo a localização do sol desde o amanhecer até o anoitecer.
O experimento de Georgia Hutchinson é construído sobre uma premissa simples: se um painel solar é capaz de seguir o sol em todos os momentos, então eles podem gerar mais eletricidade. Quanto mais eletricidade eles geram, mais rápido eles podem pagar seus custos de compra e contas de serviços públicos.
A maioria dos painéis solares é montada apenas para apontar em uma direção e, embora existam painéis solares equipados com rastreadores que lhes permitam seguir o sol ao se mover ao longo de duas axises, eles são bastante caros.
Como um meio de maximizar a exposição do sol por um painel – Geórgia tomou emprestada uma equação que foi desenvolvida pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Rastreador solar
A equação usa a localização de uma pessoa para indicar exatamente onde o sol estará no céu a qualquer momento. Georgia então usou a equação para programar um rastreador solar para que o painel pudesse apontar diretamente para o sol em todos os momentos. Depois disso, ela realizou alguns experimentos para comparar exatamente quanto eletricidade seu painel solar acionado por dados poderia gerar em comparação a um painel de ponto fixo, e seus resultados foram impressionantes.
“Na área da baía, rastreadores solares de eixo duplo orientados por dados poderiam reduzir o período de retorno da energia solar em até 40%”, aponta Georgia.
Inspiração
A cientista se inspirou para desenvolver seu programa de baixo custo quando sua família viajou para Corvallis, Oregon, de Woodside, Califórnia, para que pudessem ver o eclipse solar em 2017.
“A caminho de casa, meu tio ligou para dizer que acabara de investir em painéis solares e que, em 20 anos, teria eletricidade gratuita”, conta Georgia. “Eu pensei que 20 anos era muito tempo.”
_______
“Eu percebi que se o homem soubesse onde e quando o eclipse será, devemos saber onde o sol estará em outros momentos”, diz ela. “Isso inspirou um rastreador solar de dois eixos baseado em dados.”
_________
Em reconhecimento ao seu invento, a aluno da sétima série recebeu o primeiro prêmio de US$ 25 000 (vinte e cinco mil dólares) do Concurso Nacional de Mestres da Broadcom, uma das mais prestigiadas competições de ciência e engenharia para estudantes do ensino médio na América.
Mais de 2.500 jovens cientistas adolescentes são considerados por seus experimentos em campos relacionados a STEM.
“A Broadcom MASTERS utiliza dez por cento dos jovens que participam de feiras de ciências estaduais e regionais em todo o ecossistema STEM para participar desta competição nacional”, disse Paula Golden, presidente da Broadcom Foundation.
“Essas crianças são exemplares do trabalho de qualidade que estão sendo feitos pelos alunos da escola com seus professores, mentores e famílias em todo os EUA. Os 300 melhores e 30 finalistas são representantes de jovens especiais que estão se preparando para resolver os grandes desafios que enfrentamos no mundo ”, acrescentou.
Broadcom MASTERS
A Broadcom MASTERS é um programa fundado e produzido pela Sociedade para a Ciência e o Público que procura inspirar jovens cientistas, engenheiros e inovadores que resolverão os grandes desafios do futuro.
Confira o vídeo:
Com informações: GNN / Student Science / Woodside School District / The Mercury News