Cientistas descobrem que metade dos estoques pesqueiros do mundo são recuperados

Uma equipe internacional de pesquisadores concluiu que os estoques de peixes estão aumentando principalmente em oceanos que costumavam ser sobrepesca. Os cientistas também descobrem que metade dos estoques pesqueiros do mundo são recuperados.

Em seu artigo publicado no Proceedings da Academia Nacional de Ciências, uma equipe de pesquisa reuniu dados de 50% dos estoques pesqueiros do mundo, incluindo taxa de colheita, taxa de recuperação, pressão de pesca e números populacionais, além de 50% dos pesca mundial – incluindo estratégias de gestão, flutuações e previsões sobre o rendimento máximo sustentável.

A conclusão fornecida em seu artigo é impressionante, e podem surpreender a maioria. Onde a pesca comercial é gerenciada, os estoques estão aumentando.

“Este artigo compila estimativas do status dos estoques de peixes a partir de todas as avaliações científicas disponíveis, compreendendo aproximadamente metade das capturas de peixes do mundo, e mostra que, em média, os estoques de peixes estão aumentando onde são avaliados.”

_______

“Onde a pesca é gerenciada intensivamente, os estoques estão acima dos níveis-alvo ou em reconstrução.”

_________

Ensine um homem a pescar, alimente-o por toda a vida

Bacalhau do Atlântico, da NOAA. Foto: Reprodução

Enquanto o último grande conjunto de dados acumulado para os estoques de peixes inclui apenas a América do Norte, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e Europa, os pesquisadores adicionaram o Mar Negro, o Mediterrâneo, o Noroeste da África, a América do Sul, a Rússia e o Japão.

Os estoques de peixes caíram em média globalmente até 1996, quando a tendência começou a parar. Em 2005, começou a ir para o outro lado e, em 2016, a biomassa dos animais foi maior que o marcador de rendimento máximo sustentável e a pressão de pesca foi menor que o marcador de rendimento máximo insustentável – média de todos os estoques de peixes medidos em todo o mundo.

A modelagem de estudo da equipe também oferece às nações que buscam aumentar a biomassa de seus estoques de peixes uma solução muito simples e concreta – mantenha a pressão da pesca abaixo do marcador de rendimento máximo insustentável e os estoques de peixes se recuperarão. O artigo deles detalha que 19% dos estoques pesqueiros que ainda estão esgotados estão prontos para se recuperar com base no manejo da pesca, seguindo este princípio básico.

“Os estoques de peixes cientificamente gerenciados e avaliados em muitos lugares estão aumentando, ou já estão acima ou acima dos níveis que proporcionarão uma captura sustentável a longo prazo”, conclui o artigo.


Com informações: GNN

Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.