Cirurgiões implantam com sucesso a primeira costela impressa em 3D do mundo
O procedimento cirúrgico foi recentemente realizado no Hospital Tokuda, na Bulgária. Os cirurgiões implantam com sucesso a primeira costela impressa em 3D do mundo.
Os médicos usaram um implante que foi criado a partir de um material aprovado pela FDA chamado Nylon 680. Além de ser mais barato que o titânio, o material foi usado para fazer a costela em menos de 24 horas e custou US$ 114.
De acordo com a 3DGence, a empresa que fabricou a impressora 3D usada para o procedimento, o material é único porque pode suportar as temperaturas necessárias para a esterilização e funciona de maneira muito mais semelhante a uma nervura real do que os implantes de titânio.
“O paciente, Ivaylo Josifov, foi diagnosticado com uma deformação na costela (e) os médicos estavam preocupados que a deformidade pudesse progredir e decidiu substituir a costela por um implante”, disse Mateusz Sidorowicz, diretor de marketing da 3DGence, à Digital Trends.
“Ossos” impressos em 3D
Segundo os médicos o paciente de 35 anos está em “perfeita saúde” após o procedimento, e já estão planejando realizar cirurgias adicionais com os “ossos” impressos em 3D, incluindo três costelas junto com o esterno.
“Esta é uma nova era na reconstrução da parede torácica para pacientes com tumores”, diz o professor Tzvetan Minchev, chefe do Departamento de Cirurgia Cardiotorácica do hospital.
“O material usado provou a compatibilidade do tecido e a precisão da reprodução permite grandes ressecções da parede torácica, com implantes projetados individualmente”, concluíram os cirurgiões.
Foto: 3DGence
Com informações: GNN / Digital Trends