Coletiva 13: Artistas visuais apresentam obras fotográficas em exposição
No espaço da Galeria de Arte da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, as paredes brancas desenham na altura do olhar uma série de imagens da exposição “Coletiva 13”. As fotografias da mostra são das artistas visuais Alessandra Soares, Luciana Urtiga e o Ariel Coletivo Literário, com fotos de Marília Cacho.
A exposição “Corpo-Poema”, do Ariel Coletivo Literário, de Campina Grande é composta por imagens de mulheres que integram o grupo. A responsável pela sessão é a fotógrafa Marília Cacho. Os corpos femininos aparecem com frases e abordam a temática da igualdade de gênero.
“A ideia é de desmistificar e naturalizar a perspectiva sobre o corpo da mulher, através de uma desconstrução do corpo feminino como objeto sexual, e de gerar uma abertura para a representação do corpo como espaço de reivindicação da liberdade e autonomia femininas”, descreve o texto de apresentação da mostra.
Logo ao lado, nos pequenos quadros estão os trabalhos de Luciana Urtiga, a campinense que fotografa desde 2006, em estilo um aproximado da foto-pintura. “Mob Grafias” é o título da exposição da artista.
“Essa série defende que as imagens produzidas por artistas na plataforma móvel são, igualmente, obras de arte. O caráter popular da sua concepção não menospreza sua qualidade, pelo contrário: insere a fotografia no contexto da arte contemporânea como nunca antes havia sido possível, graças a seu caráter ubíquo, democrático e tecnológico”, destaca a descrição da mostra da artista.
Já a arquiteta Alessandra Soares apresenta a exposição ‘Carne de Vênus’. Os trabalhos da artista fazem referência à mulher e à cidade, com foco nas práticas cotidianas e o corpo como forma de expressão.
“O trabalho fotográfico, realizado no ano de 2016, faz parte de um projeto independente em que me propus retratar algumas mulheres que conheci durante esse ano. Tenho como interesse o tema ‘mulher, corpo e formas de representação’. O projeto surgiu a partir da curiosidade de saber como outras mulheres gostariam de ser fotografadas, e em que espaço se sentiriam cômodas”, explica Alessandra Soares.
Ao todo, a mostra “Coletiva 13” conta com 36 fotografias produzidas entre 2015 e 2017. A curadoria da exposição é do artista visual Dyógenes Chaves. A coletiva foi aberta no dia 5 de abril e segue em cartaz até 5 de maio, com visitação, de terça a domingo, das 14h às 20h.
Os trabalhos da exposição foram selecionados pelo Edital de Ocupação da Galeria 2017/2018, realizado e patrocinado pela Energisa Paraíba, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
Contato
Ariel Coletivo Literário: https://bit.ly/2JsEWyh
Luciana Urtiga: https://bit.ly/2GJGhTH
Alessandra Soares: https://bit.ly/2EvlL31
Serviço
Local: Galeria de Arte da Usina Cultural Energisa, Rua João Bernardo de Albuquerque, nº 243, Tambiá – João Pessoa (PB)
Dias: de 5 de abril a 5 de maio
Visitação: de terça a domingo, das 14h às 20h
Entrada: gratuita
Com informações: Usina Cultural Energisa