Como ser um empreendedor nos tempos atuais

Por Regina Medeiros Amorim


A chave para ser bem-sucedido como empreendedor nos tempos atuais é unir negócios, arte, lucro e experiências. Ser movido por desafios, paixão e um bom raciocínio estratégico, faz toda a diferença da habilidade gerencial. É possível reduzir ineficiências, pesquisar e desenvolver cada vez mais, produtos e serviços melhores.

Entretanto, para ter êxito tem que dar atenção aos interesses e habilidades que faz cada um de nós ser diferente. “Fazer a mesma coisa da mesma maneira que os outros é um dos caminhos para a mediocridade financeira”.

Diferentes e inspiradores

Quero dedicar um pouco de tempo para refletir como pessoas comuns podem ter êxito nesse cenário econômico, que muda rapidamente. É possível que você também conheça várias pessoas que são pensadores de negócios diferentes e inspiradores.

Essas pessoas empreendedoras formam uma minoria criativa e privilegiada, pois podem construir novos negócios com ousadia, paixão, resiliência e propósito. Melhor ainda é saber que o empreendedorismo pode ser ensinado a qualquer pessoa que queira aprender e dedicar algum tempo e esforço para isso.

Quantas pessoas continuam em empregos que não gostam, não se realizam, trabalhando por salários insuficientes, simplesmente porque não acreditam no seu protagonismo, na sua capacidade de seguir seus sonhos e assumir o controle de sua vida econômica e profissional?

É verdade que seres humanos diferentes têm desejos e sonhos diferentes. Alguns valorizam a capacidade de trabalhar com pessoas inspiradoras. Outros querem a liberdade criativa de seguir suas intuições e outros querem ganhar tanto dinheiro quanto possível.

Negócios bem-sucedidos

Seja qual for o seu sonho, alguns passos são comuns para os negócios bem-sucedidos. Um deles é entender como criar valor para produtos e serviços. Ter uma estratégia definida, objetiva e fundamentada em perguntas básicas: o que você está vendendo? Quais pessoas querem consumir isso? Por que elas querem consumir? São as respostas para essas perguntas que geram opções para maximizar seu negócio no mercado.

Para desenvolver uma mentalidade empreendedora olhe para dentro de si mesmo, como empreendedor, avalie as suas habilidades, interesses, fraquezas e oportunidades. Conhecer a si mesmo é fundamental quando se trata de descobrir que caminhos tomar para prosseguir, para ser feliz e bem-sucedido.

Os clientes de qualquer negócio também são diferentes, não têm os mesmos gostos nem as mesmas prioridades. Por isso é tão importante identificar quem compra o seu produto ou serviço, para manter esse negócio sustentável.

Criar valor

Toda empresa tem várias opções para ampliar mercado. Importante criar valor que não possa ser facilmente copiado. Concentre a sua atenção em ouvir clientes, formadores de opinião e lembre- se que, coisas difíceis de fazer, valerá a pena. Ter produtos diferenciados e que geram experiências se baseia na capacidade de ouvir e perceber a necessidade dos consumidores.

Com a internet é mais fácil encontrar clientes adequados ao seu negócio, porém não deixe a tecnologia assumir as relações pessoais com seus clientes. A transformação de quase todos os negócios por causa da globalização e da automação é dolorosa e preocupante, mas também traz novas oportunidades. Como pequena empresa nunca esteja num negócio de commodity, em que o produto não tem diferencial e pode ser facilmente copiado por outros.

Os negócios criativos, diferentes, inovadores, tem seu valor único e nunca vendem commodities. Quando você deixa de perguntar e pesquisar como pode diferenciar seus produtos ou serviços, você pode estar abandonando o diferencial do seu negócio.

Modelo inspirador

A simplicidade de um pequeno negócio pode ser um modelo inspirador de como se pode ser bem-sucedido com um pouco de conhecimento, curiosidade e criatividade, além da capacidade de ouvir o que as pessoas querem. Cito o exemplo do shopping rural doces Tambaba, no assentamento, que hoje compreende oito pequenos negócios, de uma família, que se completam para melhor atender aos clientes e turistas do litoral sul paraibano, com a sua experiência singular e inusitada. Assim como Nevinha e Luiza, a melhor estratégia é ser você. É ser diferente dos outros negócios comuns. É vender a sua história verdadeira que emociona e transforma vidas.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. 

Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela Universidade de Brasília (UNB). Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha. 

Dama Comendadora do Turismo – Cruz do Reconhecimento do Mérito do Turismo – Cruz do Reconhecimento Social e Cultural (Câmara Brasileira de Cultura | Foz do Iguaçu-PR, 14/05/22 | Campina Grande-PB, 5/11/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.