Conheça 5 benefícios da uva para sua saúde
As uvas são frutas ricas em antioxidantes e água. Segundo a ciência, cada variação traz propriedades específicas e muitos benefícios para a saúde. Se você escolher verde, roxo ou vermelho, aqui estão alguns dos efeitos protetores da fruta saborosa que você pode apreciar.
1. Proteção contra doenças cardíacas
A fruta pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas por várias razões. A pesquisa mostrou que ela pode ajudar a reduzir o acúmulo de gordura e lutar contra fatores de risco como inflamação e estresse oxidativo.
O teor de potássio nas uvas – perto de 300 miligramas por xícara de fruta – ajuda a reduzir a pressão arterial, contrariando os efeitos negativos do sal. De acordo com um estudo publicado em 2015, o consumo de uvas vermelhas ajudou os participantes a reduzir seus níveis de colesterol LDL
2. Diminuir o declínio cognitivo
Sua saúde cerebral também pode receber um impulso. Estudos sugeriram que as uvas podem ter “um efeito protetor no metabolismo do cérebro” e podem, assim, ajudar a retardar o declínio cognitivo.
Em uma pequena amostra de adultos jovens, o consumo de suco de uva roxo também foi associado ao aumento do humor. “Mecanismos potenciais subjacentes a estes efeitos incluem a modulação do fluxo sanguíneo cerebral, a glucoregulação e a inibição da atividade da monoamina oxidase, os quais requerem maior exploração”, escreveram os autores do estudo.
3. Melhoria da pele
Tem sido sugerido que certos compostos nas uvas podem ajudar a proteger contra a radiação ultravioleta. Um estudo da Espanha, por exemplo, apoiou o uso desses compostos em produtos de proteção solar.
No entanto, isso não significa que você perca se estiver comendo apenas a fruta. Beber bastante água é importante para a saúde da pele, pois ajuda na regeneração celular e melhora as aparências. Good Housekeeping aponta: as uvas são 82% de água, o que significa que elas certamente contam para a sua hidratação.
4. Auxiliando na prevenção do diabetes
Embora isso exclua o suco de frutas por razões óbvias, o consumo de uvas e outros frutos inteiros tem sido associado a um menor risco de diabetes tipo 2 nos estudos.
Além do fruto ter um baixo índice glicêmico, diz-se que o resveratrol – encontrado na casca da uva – pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que, por sua vez, pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
5. Possível redução no risco de câncer
“A maioria dos polifenóis das uvas são flavonóides, que atuam como antioxidantes no organismo”, disse Alissa Rumsey, nutricionista de Nova York, à Live Science. Isso explica porque, como observado anteriormente, as uvas podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo no corpo.
O efeito tem sido associado a um menor risco de certos tipos de câncer, como os que afetam o trato digestivo. Houve resultados promissores em estudos com animais quando cientistas testaram o resveratrol, um composto encontrado na pele das uvas.
Com informações: Medical Daily