Criação de valor: da vantagem competitiva a teoria corporativa
Por Regina Medeiros Amorim
As melhores teorias corporativas revelam o desenvolvimento de estratégias mais dinâmicas e disruptivas, de crescimento, que permitem às empresas lidar de forma eficaz, com ambientes complexos e incertos e com maior probabilidade de êxito.
Foi o que comprovei ao estar na plateia do Fórum Panrotas 2023, ouvindo atenta às palestras de profissionais da Delta Air Lines, Cruzeiro MSC, AZUL Viagens, AMBEV, OMNIBEES, Easy Travel Shop, LOCALIZA, ACOOR e outras corporações bem-sucedidas, no cenário econômico atual.
É possível assegurar às organizações a criação de valor, muito além de uma vantagem competitiva temporária, que pode ser facilmente ultrapassada pelos demais competidores.
A teoria corporativa é um modelo que revela de que maneira uma empresa consegue manter um crescimento sustentável e ao mesmo tempo criar valor, além da vantagem competitiva.
Zenger, especialista em estratégia corporativa, afirma que “teorias corporativas valiosas são necessariamente únicas, permitindo que as corporações persigam caminhos que outras corporações não enxergam ou que não conseguem acessar.”
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Criar valor requer singularidade, como parte de uma teoria corporativa bem elaborada, que identifica oportunidades únicas.
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A criação de valor é a capacidade que as empresas possuem de gerar riqueza ou utilidade. Para isso é preciso desenvolver a capacidade de gerar estratégias eficientes de crescimento e potencializar o futuro.
Como exemplo, destaco a diversidade, a inclusão e a personalização, que são essenciais para a criação de valor da Delta Air Lines, além das parcerias com as companhias aéreas, Aeroméxico, LATAM e Air France, que já totalizam uma oferta de 275 destinos em seis continentes.
Embora o crescimento seja importante, a criação de valor é vital para a longevidade das organizações. Muitos ativos e recursos que a empresa precisa para gerar inovação, podem ter mais valor se forem terceirizados, a partir do relacionamento colaborativo com o mercado. As teorias corporativas permitem gerar ações estratégicas criadoras de valor.
A marca LOCALIZA é sinônimo de confiança e alta qualidade. Passa a ser a locadora de veículos com maior valor de mercado no mundo, em serviços de aluguel de carros, terceirização de frotas, aluguel corporativo, carro por assinatura.
Tecnologia da informação
Com a tecnologia da informação, desde o final de 1990, desencadeou um leque de opções para gerenciar relações de mercado com eficiência e proporcionar alianças colaborativas com fornecedores. A tecnologia da informação também revolucionou a solução de problemas e desafios de inovação para produtos e serviços. As plataformas se tornaram cada vez mais acessíveis e eficientes para possibilitar a inovação e solucionar problemas específicos, através da contribuição colaborativa.
Para exemplificar temos a AMBEV, reconhecida como a maior cervejaria da América Latina, se transformando numa plataforma de marcas. Iniciativas de inovação que combinam álcool e tendências de cheers, ou seja, negociação direta com os consumidores finais sem a necessidade de intermediários, para diversas marcas de bebidas, além de cerveja. A corporação conta ainda com marketplace para bares e restaurantes. Faz parte da criação de valor da AMBEV, aumentar a representatividade de gênero e de raça, bem como ser relevante num mundo tão digital e tão plural.
A Easy Travel Shop é outra plataforma inteligente que fideliza o cliente final com o agente de viagens e os destinos turísticos, considerada, a maior plataforma de serviços e atividades turísticas do Brasil. Para assegurar a criação de valor, East Travel Shop, estabelece padrões de conduta dos colaboradores, a fim de contribuir para a manutenção de relacionamentos e preservar a imagem e a reputação da organização.
Líderes estratégicos
O relacionamento colaborativo entre corporações tem o potencial de gerar valor e vantagem competitiva. Mas não se limite a uma única estratégia de relacionamento. Líderes estratégicos otimizam a criação de valor, fortalecendo relacionamentos, conforme as necessidades de evolução da empresa.
Essas organizações que exemplifiquei neste artigo são bem-sucedidas, porque têm líderes estratégicos, com capacidade de transformar problemas em oportunidades, para criação de valor.
Regina Medeiros Amorim