Cultivando a mentalidade do pensar positivo
Por Juan O’Keeffe
Todos sabemos que a vida sabe ser complicada de vez em quando. Lidar com diferentes dificuldades é uma atividade que faz parte do cotidiano das pessoas. Uns passam por dificuldades financeiras. Outros sofrem de problemas de relacionamento com alguém da família ou do trabalho. Outros por uma questão de saúde.
Nessas horas nossa tendência é deixar a negatividade ter acesso aos pensamentos. Surgem reflexões do tipo “Não sei como cuidar de dinheiro”, “Do jeito que a economia anda não vai ter como sair dessa”, “Se o fulano de tal continuar fazendo tal coisa tudo vai por água abaixo”. E por aí vai.
O problema é que a negatividade só piora a situação. Nos leva ainda mais para baixo. Quando situações como essa se apresentam precisamos lembrar de uma melhor alternativa de comportamento. A nossa habilidade de manter a positividade mesmo frente às adversidades. Essa é uma virtude que deve ser cultivada pois pode ser determinante na sua habilidade de enfrentar a situação e no seu próprio bem estar de forma geral.
Adotar positividade requer intenção. Para mudar o padrão negativo de comportamento, o caminho começa por perceber quando você está tendo pensamentos dessa natureza. Observar a nossa mente e tomar consciência de como estamos pensando é um primeiro passo. Em geral sequer percebemos que a negatividade tomou conta. Simplesmente deixamos ela ali e às vezes a alimentamos mais e mais.
Uma vez que se perceba o problema, começar a fazer uma mudança de pensamento para o lado positivo. Em vez de ficar culpando a economia pelo seu mal desempenho nos negócios, você pode por exemplo, usar o ocorrido como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Fazer perguntas como:
“Quais as alternativas que tenho para corrigir a situação?”
“Qual foi a lição aprendida?”
“O que posso fazer diferente da próxima vez para que isso não ocorra novamente?”.
Essas são formas de você lidar de forma mais positiva com o acontecido e fazer da experiência algo que traga crescimento para você.
Esse é um exercício que pode parecer um pouco difícil logo de início, mas a principal vantagem é que irá colocá-lo num estado mental mais apropriado para tocar a vida em frente com uma maior possibilidade de enfrentar com sucesso a situação. Pensamentos como esses são muito mais encorajadores e colocam você numa condição melhor de suceder nos seus empreendimentos.
Aprender a pensar de forma positiva é como malhar um músculo. Quanto mais usar, mais forte fica. Da mesma forma, não é algo rápido de se conseguir. Exige calma e cultivo. Aos poucos é possível caminhar para o lado mais positivo. As recompensas surgem com uma melhor maneira de se sentir, uma habilidade maior para enxergar o que existe de bom mesmo quando tudo parece complicado e uma preparação mental mais apropriada para vencer os desafios que a vida apresenta.
Sobre o autor
Juan O’Keeffe é empreendedor, mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog https://www.evolucaopessoal.com.br.