Dama punk faz apelo sustentável: “não comprem nada”
Polêmico, fashion, consciente. Um passo que vai além do “compre menos, escolha melhor e faça durar”.
Durante sua passagem pelo festival de moda e cultura Bread & Butter, em Berlim, patrocinado pela marca Zalando, a dama punk Vivienne Westwood, aproveitou para falar sobre o consumo consciente nesta estação, e foi enfática: “não comprem nada”.
A ideia é que em um tempo de relações turbulentas entre a moda e o meio ambiente, os consumidores criem um comprometimento com a sustentabilidade. A designer declarou: “Se você quer ser corajoso, você tem que fazer uma escolha”.
Segundo os especialistas em previsões de impactos ambientais do Global Fashion Agenda e do Boston Consulting Group, os próximos 15 anos serão um verdadeiro desafio para a indústria fashion. O consumo está com previsão de subir 63% e alcançar o equivalente à produção de 500 bilhões de camisetas.
A Zara e H&M foram afetadas pela preocupação com sustentabilidade, mostrando o quanto a corajosa decisão dos consumidores influencia a produção mundial.
Vivienne Westwood argumentou: “Pelo menos 50% o das pessoas do mundo nunca fez uma escolha ou decisão em suas vidas. Eles só seguem seus desejos, e consomem: opiniões, McDonalds, o que quer que seja”.
Ela afirmou: “Comprar menos e escolher qualidade significa que designers podem fazer moda melhor, não apenas tocar o mercado com marketing e interesses comerciais”.
Se o futuro da moda é uma mix entre tecnologia e sustentabilidade, uma boa parte desse amanhã também está nas mãos dos consumidores.
Modelo em seu próprio desfile
Vivienne Westwood aos 75 anos ficou sob os holofotes de uma forma diferente.
Pense bem! Num momento em que a diversidade da moda tem sido tema de discursão. Viviane foi mais além do que se imagina, colocou uma senhora com mais de 70 anos de idade em sua passarela… Ela mesma. Haja ousadia!
A designer, que deixou a direção criativa da marca que leva seu nome para o seu marido Andreas Kronthaler, mostrou que continua sendo protagonista na label no desfile de Inverno 2018, durante a Semana de Moda de Paris.
Vivienne Westwood usou dois looks diferentes durante o evento, o seu marido contou de onde surgiu a ideia para o site Footwear News: “Uma casa muito famosa pediu para que ela desfilasse e nós conversamos sobre isso em um jantar em casa. Ela escolheu recusar. Mas então pensei que poderia desfilar para nós. Sempre a usamos em campanhas hoje em dia e é sobre celebrar sua idade”, diz Andreas.
Com informações: Elle