‘De Repente no Espaço’ traz Hipólito Moura e Zé Galdino

Nesta quarta-feira, dia 4 de abril, tem mais uma edição do projeto De Repente no Espaço, em João Pessoa (PB). A partir das 19h, Hipólito Moura (do Piauí) e Zé Galdino (de Pernambuco) são as atrações no Mezanino 2 da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

A entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

O objetivo da ação é dar visibilidade a essa linguagem artística e literária, valorizando os poetas populares do Nordeste. “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba que teve início no mês de junho e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região.

Zé Galdino
Foto: Reprodução

Mestre de maracatu, cirandeiro e repentista há quase quatro décadas. Poeta respeitado em toda a Zona da Mata Norte de Pernambuco.

José Galdino, ou “Mestre Zé Galdino”, como é mais conhecido, nasceu em 11 de julho de 1950, no Engenho Bonfim, município de Ferreiros, onde viveu significativa parcela da vida. 

Mudou-se para o Recife, aos 27 anos de idade, e já venceu mais de trezentos festivais de violeiros. Para Galdino, improviso não é uma habilidade a ser aprendida ou ensinada.

Hipólito Moura
Foto: Reprodução

Nascido em Picos (PI), atualmente reside em Caruaru. Com 20 anos de carreira, também é veterano em festivais pelo Brasil. É um dos cantadores que mais tem se destacado nos últimos festivais.

Iponax Vila Nova

Resultado de imagem para Iponax Vila Nova

Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão da Paraíba, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país.

Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

O projeto
Foto: Reprodução

“De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados.

Serviço:

De Repente no Espaço

Convidados: Hipólito Moura (PI) e Zé Galdino (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

Data: quarta-feira, 4 de abril

Hora: 19h

Local: Mezanino 2, Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada: gratuita

Realização: Funesc/Governo do Estado da Paraíba


Com informações: Secom-PB / Portal Iphan 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.