Desfile de moda criativa destaca produção sustentável e cultural em João Pessoa
Um entrançado de valores culturais com estampa de sustentabilidade. Nesta terça-feira (17), às 19h, em João Pessoa, um desfile de moda criativa com acessórios assinados pela designer Valéria Antunes e uma coleção da estilista Francisca Brito movimentam o salão de eventos de um hotel na capital.
A moda, uma das áreas mais dinâmicas da Economia Criativa, será o tema de uma palestra intitulada “A moda como tendência”, ministrada pelo consultor Rafael Lemos.
Produtos diferenciados são o resultado da atividade cuja principal matéria-prima é a criatividade. “Comecei a fazer acessórios para meu uso pessoal ainda criança, quando não tinha acesso a determinados produtos e, inquieta, queria ser diferente. As peças criadas por mim, ou um detalhe a mais no cabelo, no sapato, me permitia esse diferencial”, conta a designer e arquiteta Valéria Antunes que apresenta no evento a coleção ‘Coquetel’.
A estilista Francisca Brito é iniciante no mundo da moda, mas já trabalha há bastante tempo com a confecção de fardamentos. “Ao pensar em desenvolver uma coleção, vi um material com grande potencial e pouco utilizado na moda: a chita. Comecei uma pesquisa sobre esse material e como desenvolvê-lo em uma peça, visto que a chita necessita da utilização de técnicas para amaciar o tecido, porque seu toque, no geral, não é tão macio”, disse a empresária que leva para o desfile a coleção ‘Chita Chique’.
De acordo com gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim, a economia criativa trabalha com recursos que não se esgotam. Além da moda, segmentos de audiovisual, comunicação, música, startups digitais, tecnologia de informação, comunicação e negócios sociais integram o projeto do órgão que deve abranger iniciativas em cidades paraibanas entre 2018 e 2019. “Por isso estamos acompanhando o Desfile de Moda Criativa e viabilizando parcerias que agregam valor entre os negócios”, enfatizou a gestora.
Além do desfile e da palestra, haverá um jantar de adesão, com um cardápio será elaborado pelo chef italiano Salvatore Loi, dono de um currículo com passagens pelo Restaurante Fasano, em São Paulo, Europa e Rio de Janeiro.
Cerca de 100 pessoas devem participar do evento. O desfile traz modelos de roupas e acessórios adequados para a temporada primavera/verão. “Nossa proposta é que as peças sejam utilizadas o ano inteiro, já que a chita empodera a nossa identidade, enaltece nossa cultura e traz o São João enraizado”, destaca Francisca Brito.
A criação exclusiva de peças de moda artesanal tem ganhado destaque no mundo. “O fato de utilizar matéria-prima local, enfatiza e valoriza a cultura, as raízes, os valores, e muito me agrada ir ao encontro dessa tendência de moda criativa, sustentável, consciente”, afirma a designer Valéria Antunes.
Serviço
Desfile de Moda Criativa
Local: Hotel Manaíra – Avenida Edson Ramalho, nº 1131, Manaíra – João Pessoa (PB)
Dia: 17 de outubro
Horário: 19h
Ingressos: R$ 60 por pessoa
Contato: (83) 9 9981-1486
Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias | Com informações: Mente Boboca