Designer suíça cria um tipo de “couro” com casca de banana transformando o resíduo num material sustentável
As bananas são as frutas mais populares do mundo. Mais de 100 bilhões de bananas são consumidos todos os anos. Mas o que acontece com todas as cascas de banana que jogamos fora depois de comer a fruta?
Geralmente, se jogadas ao ar livre, pode levar até dois anos para que as cascas de banana se biodegradem. Sarah Harbarth, uma designer suíça, viu o potencial de transformar cascas de banana em uma fonte sustentável de material de construção, chamando-a de KUORI.
Óculos, filamentos de 3D e sola de sapato
Harbarth foi capaz de criar quatro produtos distintos que são inteiramente compostáveis e feitos de cascas de banana. O primeiro produto de Harbarth: um par de óculos que trocam uma armação de casco de tartaruga por uma de mármore salpicado de banana. Ao combinar material PLA reciclado com cascas de banana, Harbarth produziu um filamento de impressão 3D a partir do qual se pode imprimir o que quiser.
O terceiro produto criado por Harbarth através da KUORI é a sola de sapato feita inteiramente de cascas de banana, resolvendo o problema de micro plásticos riscando no chão enquanto andamos com nossos sapatos de rua.
Ao substituir o micro plástico que forma nossas solas de sapato por cascas de banana, Harbarth criou uma sola que não perturba o solo em que pisamos, mas também o alimenta. Por último, ao confrontar a prática prejudicial de fazer artigos de couro, Harbarth projetou um produto sustentável, vegano,
Embora o tempo que leva para que a decomposição siga seu curso dependa de fatores ambientais, o lixo natural pode ter um efeito adverso em criaturas que demoram a mastigar cascas de frutas e, portanto, o meio ambiente como um todo.
Capas de telefone e pulseiras de relógio
Com todas as bananas que consumimos todos os anos, essa mesma quantidade é então transformada em desperdício. A fim de prolongar o ciclo de vida das bananas e combater as práticas prejudiciais e desperdiçadoras de fazer produtos de couro de peles de animais, Harbarth foi capaz de criar produtos como capas de telefone e pulseiras de relógio inteiramente de cascas de banana.
Ao reconhecer as maneiras complexas pelas quais contribuímos para prejudicar o meio ambiente por meio de práticas como fabricação de couro, impressão 3D e construção em microplástico, Harbarth decidiu usar cascas de banana para produzir mercadorias.
_______
“Meu conceito representa uma alternativa sustentável, com economia de recursos, orgânica e vegana e reciclável ao couro animal.”
– Sarah Harbarth, designer suíça
_________
Com informações: Designer Sarah Harbarth – YD Yanko Design
Edição: Josy Gomes Murta
Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…