Deus existe: evidências da existência de Deus
A Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.
(Hebreus 11:6)
As Sagrada Escrituras também advertem que alguns ainda vão negar a existência de Deus: “Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe’”. (Salmo 14:1)
Negar, não desejar. Eis a questão. “Ninguém afirma: ‘Deus não existe’ sem antes ter desejado que Ele não exista”. Esta frase foi escrita pelo filósofo Joseph de Maistre. Para alguns, o filósofo era suspeito, por ser esotérico. Maistre ao meu ver estava falando a verdade.
Que tal, imaginarmos que um devedor insolvente desejaria que seu credor não existisse, para que assim, não tivesse que pagar a sua dívida.
💡 Imagine, um homem cheio de pecado, e que não quer deixar de forma alguma o pecado, e como subterfúgio passa a negar a existência de Deus.
Entenda, que ao se argumentar provas da existência de Deus para quem quer que seja, uma coisa não se deve esquecer de forma alguma: que a maior força a vencer não é a dos argumentos dos ateus, e sim o desejo deles de que Deus não exista.
De que adianta dar provas a quem não quer aceitar uma conclusão. Por mais específica e verdadeira que seja.
As provas do filósofo grego Aristóteles e do frade católico São Tomás de Aquino a respeito da existência de Deus – têm uma força enorme, e de tão profundas e sábias, convencem a qualquer um que tenha um mínimo de boa vontade e de retidão intelectual. “Ao debater com pagãos, uso a Razão; com judeus, o Antigo Testamento; com hereges, toda a Escritura”, declarou São Tomás.
Ao se deparar com os incrédulos São Tomás argumenta: “Para aqueles que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível”.
Ao longo da história da humanidade, em todas as culturas, em todas as civilizações, e em todos os continentes, a maioria das pessoas acreditam na existência de algum tipo de Deus, deve haver algo (ou alguém) causando esta crença.
Argumentos bíblicos – Argumentos lógicos
Existem vários argumentos para comprovar a existência de Deus. Além dos argumentos bíblicos, também existem argumentos lógicos. Se bem que inicialmente, existe o argumento ontológico.
Vamos a “prova ontológica”, considerada uma das provas clássicas sobre a existência de Deus, e que indica que se a mente humana pondera a existência de um ser perfeito, esse ser deve existir, pois a existência é um requisito de todos os seres.
A forma mais popular do argumento ontológico usa o conceito de Deus para provar a existência de Deus. Ele começa com a definição de Deus como “um ser do qual nada maior pode ser concebido”. Em seguida, é argumentado que existir é maior do que não existir e, portanto, o maior ser concebível deve existir. Se Deus não existisse, então Deus não seria o maior ser concebível, o que estaria em contradição com a própria definição de Deus.
Argumento teleológico
Um segundo argumento é o argumento teleológico. O argumento teleológico afirma que já que o universo apresenta um projeto tão incrível, deve ter havido um designer divino.
Exemplificando: Acaso a Terra fosse significativamente mais perto ou mais longe do sol, não seria capaz de suportar a maior parte da vida que atualmente sustenta. E se ocasionalmente os elementos na nossa atmosfera fossem apenas alguns pontos percentuais diferentes, quase todos os seres vivos na terra morreriam. As chances de uma única molécula de proteína se formar ao acaso é de 1 em 10.243 (ou seja, 1 seguido de 243 zeros). Uma única célula é constituída por milhares de moléculas de proteína.
Argumento cosmológico
Um terceiro argumento lógico para a existência de Deus é chamado de argumento cosmológico. Todo efeito deve ter uma causa. Este universo e tudo nele é um efeito. Deve haver algo que causou tudo a existir. Em última análise, deve haver alguma coisa “não-causada” a fim de fazer com que todo o resto passasse a existir. Essa causa “sem causa” é Deus.
Argumento moral
Um quarto argumento é conhecido como o argumento moral. Cada cultura ao longo da história tem tido alguma forma de lei. Todo mundo tem um senso de certo e errado. Assassinar, mentir, roubar e imoralidade são quase universalmente rejeitados. De onde veio este senso de certo e errado se não de um Deus santo?
Mesmo com todos estes argumentos, ainda existem pessoas que continuam a não acreditarem na existência de Deus e que duvidam e contestam as Escrituras Sagradas.
Está escrito
Entretanto, a Bíblia nos diz que as pessoas irão rejeitar o conhecimento claro e inegável de Deus e acreditarão em uma mentira em seu lugar.
Em Romanos 1:25 está escrito: “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém”.
A Bíblia vai mais além e proclama que as pessoas não têm desculpa para não acreditarem em Deus: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”. (Romanos 1:20)
Fé Bíblica
“Como algo que não faz sentido pode ser a prova daquilo que eu não vejo?”
Evidentemente, se você ainda não creu, para você não faz o menor sentido, mas se você já creu com a fé bíblica, sabe muito bem do que estamos falando.
Está escrito:
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Coríntios 2:14-15)
Muito simples: primeiro você CRÊ, depois você VÊ, essa é a fé bíblica. Ela é diferente do que a maioria das pessoas querem, elas querem VER para CRER.
____
Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?
(João 11:40)
_____
Ver para crer
Assim como os religiosos da época falaram: “O Cristo, o Rei de Israel… Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos! “. Os que foram crucificados com ele também o insultavam. (Mc 15:32).
Em inúmeras outras passagens bíblicas pediam para Jesus: “Faz sinal miraculoso pra gente crer”. (Mt 12:38)
Eles disseram: “Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer?”. (João 6:30)
Também está escrito: “O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam”. (Marcos 15:32)
Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. (Mateus 12.38)
Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? (João 6:30)
Pela fé
A Bíblia diz que devemos aceitar pela fé o fato de que Deus existe: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. (Hebreus 11:6)
Se Deus assim desejasse, Ele poderia simplesmente aparecer e provar para o mundo inteiro que Ele existe. Mas se fizesse isso, não haveria necessidade de fé. “Então Jesus lhe disse: ‘Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram’”. (João 20:29)
A Bíblia diz: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”. (Salmo 19:1-4)
Olhai, olhai, olhai
Observar as estrelas, compreender a vastidão do universo, admirar as maravilhas da natureza, enxergar a beleza de um pôr do sol – todas estas coisas apontam para um Deus Criador. Se tudo isso ainda não fosse suficiente, também há evidência de Deus em nossos próprios corações.
Eclesiastes 3:11 nos diz: “… Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade”. Temos o reconhecimento dentro de nós de que há algo além desta vida e alguém além deste mundo. Podemos até negar este conhecimento intelectualmente, mas a presença de Deus em nós e ao nosso redor ainda é óbvia.
Advertência
Apesar disso, a Bíblia nos adverte de que alguns ainda vão negar a existência de Deus: “Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe’” (Salmo 14:1). Uma vez que a grande maioria das pessoas ao longo da história, em todas as culturas, em todas as civilizações, e em todos os continentes acreditam na existência de algum tipo de Deus, deve haver algo (ou alguém) causando esta crença.
Apesar de tudo isto, a Bíblia nos diz que as pessoas irão rejeitar o conhecimento claro e inegável de Deus e acreditarão em uma mentira em seu lugar. Romanos 1:25 declara: “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém”.
A Bíblia também proclama que as pessoas não têm desculpa para não acreditarem em Deus: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”. (Romanos 1:20)
As pessoas afirmam não acreditar em Deus porque “não é científico” ou “porque não há prova”. A verdadeira razão é que, quando se admite que há um Deus, também é necessário aceitar que devem ter responsabilidade para com Deus e que precisam do Seu perdão. (Romanos 3:23 | Romanos 6:23).
Se Deus existe, então devemos prestar contas das nossas ações a Ele. Se Deus não existe, então podemos fazer o que quisermos sem termos de nos preocupar com o Seu julgamento sobre nós. É por isso que muitos dos que negam a existência de Deus se agarram tão fortemente à evolução naturalista – isso lhes dá uma alternativa a acreditar em um Deus Criador.
Evidência
Deus existe e todo mundo sabe, no fim das contas, que Ele existe. O próprio fato de que alguns tentam tão agressivamente provar que Ele não existe é em si um argumento para a Sua existência.
Como sabemos que Deus existe? Como cristãos, sabemos que Deus existe porque falamos com Ele todos os dias. Nós não audivelmente o escutamos falando conosco, mas sentimos a Sua presença, sentimos a Sua liderança, conhecemos o Seu amor, desejamos a Sua graça.
Certas coisas têm acontecido em nossas vidas que não têm outra explicação possível que não seja Deus. Deus tem tão milagrosamente nos salvado e mudado as nossas vidas que não podemos deixar de reconhecer e louvar a Sua existência.
Nenhum destes argumentos pode persuadir alguém que se recusa a reconhecer o que já é evidente. No final, a existência de Deus deve ser aceita pela fé.
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hebreus 11:6).
Paz e Luz!
Com informações: Got Questions / Bíblia Sagrada
Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias
* Formada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil / Curso Bíblico Ministerial (2004/2005)