Dia da Terra: incríveis imagens da NASA mostram a Terra de cima
Abril, 22. A NASA celebrando o Dia da Terra compartilhou algumas fotos incríveis da Terra de satélites, aeronaves e missões do espaço profundo. Confira algumas imagens. Lindas demais!
O “olho do Saara”
De uma altitude de 255 milhas, um tripulante da Expedição 59 fotografou a Estrutura de Richat, ou o “Olho do Saara”, no noroeste da Mauritânia.
Montanhas geladas na Antártida
Enquanto a NASA é mais conhecida por suas missões espaciais, a agência também dedica seu tempo e recursos para estudar o planeta Terra. A operação IceBridge monitora o gelo polar voando aviões de pesquisa sobre o Ártico e a Antártida.
Esta imagem (acima) foi tirada do laboratório aerotransportado da NASA P-3 em 27 de novembro de 2013, quando a aeronave voou pelo Monte Feather, parte das Montanhas Transantárticas que correm de leste a oeste através da Antártida.
Lago Superior e Lago Michigan
O Lago Superior e o Lago Michigan estão cercados pelo terreno nublado e congelado do continente norte-americano.
Nuvem de “bigorna” sobre a África
Pairando acima de uma camada de nuvens fofas e parecidas com pipocas sobre a África, há uma grande nuvem cumulonimbus, que parece uma enorme prateleira de vapor de água.
Esta imagem foi capturada por um tripulante da Expedição 16 da Estação Espacial Internacional. Devido à sua forma, esse tipo de formação de nuvens é geralmente chamado de “nuvem de bigorna”.
Gelo do mar robusto
Uma foto aérea capturada durante a Operação IceBridge da NASA em 5 de novembro de 2014 mostra a distribuição de gelo no Mar de Bellingshausen, localizado no lado oeste da Península Antártica.
“O bloco de gelo no lado direito da imagem é mais antigo, mais grosso e já foi anexado à camada de gelo da Antártida”, disseram autoridades da NASA em um comunicado.
“No momento em que essa imagem foi adquirida, no entanto, o gelo se quebrou para formar um iceberg.”
Rub ‘al Khali
O satélite Terra da NASA capturou essas características onduladas brilhando no deserto de Rub ‘al Khali em 5 de dezembro de 2005.
Este é um dos maiores desertos arenosos do mundo, e cobre cerca de um terço da Península Arábica, incluindo Omã, Iêmen e Emirados Árabes Unidos.
As Bahamas
Como as águas azul turquesa do Mar do Caribe fluem entre esta cadeia de ilhas, a água ganha um tom de azul ainda mais escuro nas partes mais profundas dos canais.
Esta foto (acima) mostra algumas ilhotas pequenas no distrito de Exuma, nas Bahamas, e foi tirada por um astronauta da Expedição 44 na Estação Espacial Internacional em 19 de julho de 2015.
Esforços de conservação vistos do espaço
Aquele pico nevado que se ergue sobre o gramado é o Monte Taranaki, um estratovulcão na Ilha Norte da Nova Zelândia, em uma área protegida conhecida como Parque Nacional de Egmont. A área protegida da floresta tem um tom mais escuro de verde do que as terras de pastagem ao redor. Essa visão foi capturada pelo satélite de observação da Terra Landsat 8 da NASA em 3 de julho de 2014.
“Black Marble”
A Terra se parece com um “mármore preto” brilhante nesta visão de disco completo do satélite da Parceria Polar espacial da NASA-NOAA (NPP) da NASA.
A visão da Terra de Marte
Em uma foto do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, a Terra e a Lua parecem pequenos crescentes no céu noturno.
A MRO capturou esta imagem histórica em 3 de outubro de 2007, quando o Planeta Vermelho estava a cerca de 142 milhões de quilômetros da Terra.
“O dia em que a terra sorriu”
Esta é uma foto dos anéis de Saturno. Mas se você olhar bem de perto, você pode ver a Terra e a lua aqui também.
A sonda Cassini da NASA tirou esta foto de longa distância da Terra de 898 milhões de milhas (1,44 bilhão de quilômetros) em 19 de julho de 2013.
Earthrise 2.0
Quase 50 anos depois que os astronautas da Apollo 8 tiraram da lua as famosas ” Earthrise ” fotos da Terra, a Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA recriou a bela vista dos astronautas da Terra com esta visão composta.
Quer ver a coleção de fotos da NASA Celebrando o Dia da Terra? Clique AQUI.
Com informações: Space / NASA