Dicas para escolher o arranjo de mesa ideal
Indispensável na decoração da casa no dia a dia. Não só em ocasiões especiais, festas de aniversário e eventos importantes como casamentos.
A beleza e detalhe dos arranjos são capazes de dar um toque especial no lar e deixar o ambiente muito mais bonito, charmoso, elegante e agradável.
Eles podem ser com flores naturais ou artificiais, de vidro, de madeira, de metal, pequenos, grandes, modernos, rústicos, entre outras várias opções perfeitas para decorar mesas de centro na sala de estar, mesa de almoço/jantar, e até mesmo mesinhas menores, em quartos, varandas ou escritórios.
É preciso saber onde e como colocar esses artigos de decoração, caso contrário eles podem surtir o efeito oposto e poluir o ambiente.
Na sala de jantar, hall de entrada e paradores, por exemplo, a ideia é que o arranjo não tenha mais de 30 cm de altura.
Nas salas de estar você pode ficar mais à vontade.
Nas mesas de centro eles devem também ser mais baixos, porém nas laterais e cantos você pode apostar em arranjos maiores e mais chamativos, com cerca de 50 cm. Nesse caso, dê preferência para flores com cabos longos, como lírios, que além de tudo são lindos e perfumam o ambiente.
Como escolher o arranjo de mesa ideal?
Inicialmente é necessário observar o estilo da sua casa, para poder escolher o arranjo de mesa ideal. Em seguida deve observar os outros itens de decoração que se encontram no ambiente.
Algumas sugestões:
Se a mesa da sua casa for retangular ou quadrada, de tamanho médio para grande, é possível colocar arranjos altos, e de preferência mais finos, em pequenos pontos, ou então deixá-los enfileirados, um ao lado do outro. Porém, se for uma mesa redonda, uma ótima opção é organizar até três arranjos no seu centro.
Se pretende decorar algum evento especial, preste bem atenção no período em que será realizado, ou seja, em uma celebração durante o dia, você pode apostar em arranjos com cores mais vivas, por exemplo, os girassóis.
A noite, a decoração ganha um toque mais refinada e cheia de glamour, então você pode optar por opções mais chiques, como rosas e velas.
Altura dos arranjos
“O importante é que eles nunca atrapalhem o campo de visão de quem estiver sentado próximo à mesa, até por que não tem nada mais chato do que ficar desviando o rosto o tempo inteiro para conseguir conversar com alguém sentado à frente”, afirma a arquiteta Camilla Dall’oca.
A arquiteta dá outras dicas: “Arranjos feitos com materiais transparentes, como o vidro, deixam o ambiente mais leve e também facilitam a visão. No caso das flores, por exemplo, você consegue enxergar o caule, as folhas e as pétalas, que dão um resultado muito bacana”.
A profissional comenta ainda que flores nos arranjos hoje em dia são cada vez mais tendência, pois é um item de decoração versátil onde você pode ir mudando as flores e criando novas ambientações, com diversos tipos e cores.
“É importante ressaltar que os arranjos devem estar de acordo com o estilo da casa e combinar com os outros móveis, não pode destoar totalmente, senão fica feio. O ambiente todo em harmonia é fundamental”, argumenta.
Com informações: TuaCasa