Drag queens: mudam para asilo e melhoram a saúde de idosos
Durante um mês Liam Benson e Naomi Oliver moraram em uma casa de repouso e realizaram festas para os moradores da Abel Tasman Village, em Sydney.
De acordo com o Good News Network a presença dos artistas se deu graças a uma organização sem fins lucrativos chamada Arts + Cultural Exchange.
As drag queens também conhecidos como Tacky e Paris, as “Motel Sisters” – deram aulas de Zumba, organizaram festa de chá, dias de spa e sessões de aromaterapia.
Até caça ao tesouro a dupla organizou. Os idosos foram desafiados a ajudar as drag queens a encontrarem seus pertences.
A presença dos artistas proporcionou uma melhora considerável na saúde dos moradores: houve menos agitação e inquietação entre aqueles que têm demência. A geriatria também fez menos atendimentos do que de costume.
Com muita ponderação foi abordada a ideia de diversidade e inclusão tendo em conta que alguns moradores poderiam se negar a participar das atividades oferecidas pelas drag queens.
“Entendemos que colocar uma dupla de drag queens em seu ambiente cotidiano para algumas pessoas pode ser um pouco desconfortável”, declarou Tacky para a ABC Radio Sydney.
Não demorou e os velhinhos acostumaram-se com a presença de Tacky e Paris. Dois dias depois, as drag queens já estavam sendo tratadas como qualquer morador.
_______
“Eles deram um sopro de vida ao lugar.”
________
O morador disse também: “Eles têm sido tão gentis comigo, eu nunca poderei retribuir a sua bondade.”
Essa não é primeira vez que uma terapia inusitada tem impactos positivos em idosos e pacientes com demência.
Exemplificando: algumas casas noturnas de Londres começaram a organizar “festas rave” como uma forma de lutar contra a solidão de pessoas idosas.
Há alguns anos, um médico de Nova York projetou uma casa de saúde com dezenas de animais e plantas que precisavam de cuidados, e a taxa de mortalidade despencou.
Além desses exemplos, uma pré-escola de Seattle, também nos Estados Unidos, foi construída dentro de um asilo, trazendo alegria tanto para os idosos quanto para as crianças.
Veja o vídeo:
https://www.facebook.com/abcinsydney/videos/455727248254797/
Fotos: ABC Radio Sydney/Harriet Tatham
Com informações: Terra / Good News Network