E o senhor professor, qual o seu sonho?
Por Ivan Antonio
Ando pensando constantemente no que vim fazer por aqui, as vezes acordo no meio da noite, o corpo cansado mas a mente dominada pela fome de escrever me impede de continuar deitado, quisera eu dominar tais pensamentos e seguir o descanso dos mansos, mas me parece que na minha cabeça habita milhões de sonhos que já não são tão meus, e esses companheiros de viagem me sacodem no meio da noite, madrugada adentro.
Desde menino sonhava em ser um artista e hoje o sou, transformei minha jornada artística num instrumento de criar pontes, seja na poesia, seja na música, no cinema e em especial no Teatro. Minha vida é juntar gente; Descobri como se descobrisse um tesouro que juntar gente é nunca estar sozinho e nunca deixar ninguém sozinho por mais que pareçamos estar.
_______
Um candeeiro aceso
Não ilumina uma cidade inteira
Mas a sua chama
ilumina o mundo daquele lugar.
-Ivan Antonio
_______
Nesta madrugada acordei com a mente “fervendo, os quatro elementos povoam o meu caminho, um sendo o outro e todos sendo apenas um: Terra, ar, água e fogo estão presentes na minha alma
de Xamã de preto, de todos meus ancestrais e eis que o fogo nesta noite – minha visita – me burbulha, me sinto quase fogueira, “também sou bruxa”, alma feminina queimada viva, e em labaredas veio em meus pensamentos o Teatro da Solidão Solidária e a certeza do que vim fazer nesta existência…
Juntar gente e continuar a andança… Lembro do começo de tudo, éramos tão poucos, em São Paulo onde criei o método e estampei na parede da instituição onde ministrava aulas para pessoas em situação de rua, ex-presidiários , artistas, empresários , policiais , homens, mulheres e crianças: Todos juntos! Escrevi a seguinte frase:
_______
Minha maior tristeza
é lutar por tantos
com tão poucos.
_______
Com essa frase pensei eu em começar escrevendo esse texto: ainda somos poucos mas não tão poucos e essa frase já não cabe mais, seria injusto com a história do TSS e com todos aqueles daqui e tantos espalhados pelo mundo que nos acompanha. O ano que vem, no mês de junho aqui no Brasil ( São Paulo, Ceará e Bahia) na capital paulista, Fortaleza , Crato, Salvador e Camaçari estaremos realizando o Festival Mundial de Cultura da Paz, artistas e grupos brasileiros, da Europa,
América Latina, África, Estados Unidos e Japão – por onde passamos e temos núcleos – estarão aqui conosco celebrando a vida, a partilha, compaixão, tolerância, arte e cultura festejando vinte e cinco anos do Teatro da Solidão Solidária…Vinte e cinco longo anos e como passam rápido, parece que foi ontem.
A semana passada numa das minhas oficinas o tema foi o sonho de cada um; no final da roda de conversa em meio a tantos adultos, uma criança me perguntou: E o senhor professor, qual o seu sonho? Refleti por alguns segundos e respondi: Eu não tenho sonho! Espanto total na sala já que a minha oficina era sobre não desistir de sonhar. Finalizei afirmando:
_______
Eu não tenho sonho…
Eu já estou no sonho.
_______
Nesta madrugada, talvez tenha acordado para escrever isso…
Ademais. Para participar dos projetos artísticos e sociais do Teatro da Solidão Solidária entre em contato conosco pelo E-mail, Instagram, Facebook e Youtube: Teatro da Solidão Solidária. Todos os links (abaixo/perfil).
Ivan Antonio
Dramaturgo, cineasta, poeta, cantor e compositor. Criador do Teatro da Solidão Solidária (TSS). Natural de Arcoverde (PE). Graduado em Cinema e Vídeo pela FTC (Faculdade de cinema e vídeo) Salvador – Bahia. Pós-graduado em Literatura Brasileira, com extensão em Literatura Universal, e em Neuropsicopedagogia, pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto – São Paulo. Mestrando em Negócios Internacionais pela Must University (Flórida – EUA).
Representou o Brasil no Estados Unidos no Brazil Week (Nova York – EUA). Igualmente foi o representante brasileiro em diversos outros eventos internacionais, como o Festival Mundial de cultura da paz (Lyon – França), Festival Aos olhos do mundo (Roma – Itália), Festival Internacional de arte e cultura (Guimarães – Portugal), Festival internacional de teatro – Fazer a festa (Porto – Portugal) e BrazilNoar (Nova arte brasileira, Barcelona – Espanha).
Livros publicados, todos, no gênero Poesia: “Eu, Sonhador”, “Flores em Pé de Guerra”, “O Último Barco do Cais”, “Balada para um Triste Amor”, “Bicho Solto”, “Mar Adentro” e “Amor Revolução Silenciosa”.
Como ator já encenou peças e filmes: “Um Sanatório para Freud”, “Mil Operários em Construção”, “A Caminho da Ternura” e “Carandiru”. Esteve no elenco de filme, como Carandiru, de Hector Babenco. Como ator, atuou em novelas brasileiras, como Sangue do meu sangue (SBT). Como diretor dirigiu grandes nomes do teatro, televisão e cinema brasileiro: Paulo Betti e Sérgio Mamberti (A caminho da ternura), Tadeu Di Pietro (Mil operários em construção), Luciana Paes (Um sanatório para Freud).
Ministrou palestras, oficinas, lançou livros e participou de shows em diversos países do mundo: Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Alemanha e Portugal.
Foi Secretário de Cultura, Turismo e Relações Internacionais, do município de Camaçari, na Bahia.
E-mail: solidaosolidaria@bol.com.br
Telefone: (71) 9183 4059 – Whatsapp
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDpxTTJRkiupD9vrvYPOVIQ
Instagram: https://www.instagram.com/ivanantonioartista/
Facebook:
https://www.facebook.com/ivanantoniocamacari
https://www.facebook.com/ivanantoniocidadaodomundo
https://www.facebook.com/ivanantonioceara
Meu Grande Mestre , cada vez que leio seu realese e assisto suas entrevistas mim fortalece em da continuidade de ajudar, acolher e poder tentar salvar as pessoas que vivem na vulnerabilidade . Queira Deus que sempre eu seja iluminada de sabedoria e assim seja uma pessoa capaz sempre de fazer parte desse Projeto TSS o qual já mostrou a muitos que esse mundo o pertence e são dignos de viver entre nós. Gratidão pelo seu ensinamentos.
Há braços.
Gratidão imensa querida amiga.
Uma honra e uma alegria imensa ter sua sagrada companhia na nossa família do Teatro da Solidão Solidaria